Sistema de Automação do Judiciário
Na aula de 25/11 recebemos o palestrante Alexandre Golin, ex-orientando do Prof. Aires Rover, que falou sobre o SAJ: Sistema de Automação do Judiciário.
Como o próprio nome já enfatiza, o objetivo do SAJ é automatizar processos dentro do setor judiciário, acarretando no aumento da produtividade, na rapidez dos encaminhamentos e na diminuição do uso de papel. Através desse sistema, até mesmo o documento é assinado digitalmente e a informação processada não fica na máquina do usuário, mas sim, em um servidor geral de dados (parceria com a Softplan), facilitando o acesso aos demais interessados.
Em SC, são clientes do SAJ o Ministério Público, a Procuradoria Geral do Estado e de Florianópolis e o Tribunal de Justiça. O sistema se faz presente também no Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo, Manaus, Acre, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Mais do que um sistema de gestão de processos, o SAJ parece estar em busca da formação de uma nova cultura de trabalho: mais dinâmica, eficaz e "online".
Informações sobre os resultados alcançados podem ser obtidas em: http://www.softplan.com.br/saj/saj_resultados.jsf