?SINAES? CONTRADITÓRIOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Texto retirado da Internet, no endereço http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a15v2796.pdf, em 22/05/2009
As posições no debate sobre a avaliação da educação superior,
que se iniciou na década de 1980, oscilam entre considerá-la
como um processo interno de autoconhecimento institucional ou
como ferramenta de regulação das instituições pelo Estado e/ou pelo
mercado. Nesse contexto, o artigo trata do processo de elaboração e
implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
(SINAES) no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Mostra-se que,
na lei que o institui, estão presentes concepções antagônicas de avaliação
e que essa recebe influências díspares como a do Programa de
Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) e a do
Exame Nacional de Cursos (ENC). Conclui-se que o SINAES tem o mérito
de sinalizar uma mudança na concepção da avaliação com foco
no mercado para a ênfase na melhoria da qualidade. Contudo, a
indefinição do modelo de avaliação adotado mostra as oscilações da
política de educação superior do governo Lula.
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