Sem proteção, a TV digital não é viável


PorAnônimo- Postado em 31 maio 2009

"A proteção é para que a TV digital não tenha seu sentido desvirtuado. Sem bloqueio, gravações podem ser redistribuídas livremente, inclusive em outros mercados, reduzindo valor de comercialização do conteúdo".

A dificuldade em estabelecer medidas de combate à pirataria envolve, entre outros, o problema da fiscalização das atividades dos milhões de usuários, tanto fora quanto dentro da internet. Além disso, não há clareza quanto ao que é considerado legal ou ilegal em relação às atividades em rede. Baixar músicas de sites de relacionamento, por exemplo, sem interesses mercantis, pode ser considerado crime contra propriedade intelectual? O ordenamento jurídico da maioria dos países não está preparado para lidar com essas novas mudanças, cada vez mais freqüentes, precisando sofrer verdadeiras reformas para regular essa nova realidade.

A implementação da TV digital traz novos desafios ao combate à pirataria. Com a facilidade de gravar e divulgar programas, novos casos de violação de propriedade intelectual surgirão. Sem a proteção adequada, haverá a distribuição ilegal do seu conteúdo por parte dos usuários e, conseqüentemente, uma concorrência desleal entre as fontes legais e as ilegais, que permitem o acesso ao material de forma gratuita. Isso poderá causar uma queda na qualidade dos programas por ela transmitidos, já que a maioria das distribuidoras preferirá não investir em áreas que não tragam o retorno esperado. Assim, por causa da irresponsabilidade de alguns usuários, vários serão prejudicados.

Fonte: http://latcnews.wordpress.com/2008/07/01/sem-protecao-a-tv-digital-nao-e...