Segurança Pública investindo cada vez mais nas TICs


PorAnônimo- Postado em 16 junho 2009


Edson Rosa Gomes da Silva
A tecnologia vem ganhando cada vez mais destaque na área de segurança pública no Brasil. Procurando seguir modelos utilizados em vários países, considerados como de primeiro mundo, o Brasil vai a procura da tecnologia para auxiliar na prevenção, no controle e no combate da criminalidade. Entretanto uma questão importante surge. Apenas as tecnologias da informação e comunicação são suficientes? Sabemos que não, mas os gestores públicos parecem que tem uma falsa impressão a respeito do uso da TICs. Para alcança sucesso tem que haver planejamento, foco e objetivos bem definidos, além de profissionais qualificados para implementação de boas soluções e assim justificar os altos custos para sociedade. O Rio de Janeiro vai procurar as TICs como suporte ao trabalho dos policiais como podemos verificar na entrevista do Secretario de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
Segundo ele o Rio de Janeiro vai ganhar um grande sistema integrado de comando e controle. O novo modelo será igual ao já utilizado pela Polícia Metropolitana de Londres, na Inglaterra. A decisão de investir em tecnologia na área de segurança é um antigo pedido do secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, que esteve em Londres na última semana. O novo modelo funcionará a partir de um grande centro de controle com câmeras distribuídas pela cidade. Esta grande sede será responsável pelo repasse das imagens para outros pequenos centros espalhados em pontos estratégicos do Rio.
O projeto já está na fase final de conclusão e deverá ser entregue em até 40 dias ao secretário de Segurança Pública. Com isso, grande parte da cidade estará monitorada, o que vai permitir a intervenção da Polícia, caso aconteça a detecção de assaltos ou crimes.
"A visita a Londres foi muito importante tecnologicamente. Lá, nós visitamos os centros de controle, tivemos acesso aos projetos de segurança das novas arquiteturas e de segurança aplicada para transportes de massa", destacou Beltrame.
Londres será sede dos próximos Jogos Olímpicos de 2012. Os projetos existentes na cidade da europa estão sendo desenvolvidos visando o evento esportivo. Caso a cidade do Rio de Janeiro seja eleita como sede das Olimpíadas de 2016, os mesmos modelos londrinos deverão ser utilizados na cidade. A decisão será divulgada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em 2 de outubro deste ano. O Rio concorre com Madrid, Tóquio e Chicago.