Sala Cofre da UFSC é inaugurada

PorJovelino Falqueto- Postado em 02 junho 2011

Sala Cofre da UFSC é inaugurada (2)

Com a presença do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Toubes Prata, e do diretor de Auditoria, Normalização e Fiscalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Pedro Paulo Machado, foi inaugurada, ontem (11.05.11), o sala cofre da UFSC.

A iniciativa foi uma parceria entre as instituições e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de soluções de ponta para o Brasil nesta área. Também estiveram presentes o presidente do Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Nelson Simões, o professor supervisor do Laboratório de Segurança da Computação da UFSC, Ricardo Felipe Custódio, entre outras autoridades, além de alunos da graduação, mestrado e do doutorado da UFSC.

Nesse mesmo sentido, o diretor do ITI relembrou que o elemento inicial incentivador da parceria entre as duas instituições foi precisamente o que ocorreu há sete anos. Naquela época, o módulo criptográfico (HSM), utilizado pelo ITI para emitir o par de chaves da AC-Raiz, passava por um momento crítico no seu suporte e manutenção, em face de problemas que as empresas multinacionais, contratadas pelo Instituto, apresentavam em função de mudanças em suas matrizes.

Dessa forma, a sala cofre é um marco ao ser a continuidade desse processo e ao permitir que a UFSC continue a aprofundar a produção de conhecimento na área.