Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, Vol. 2, No 3 (2010)

Poraires- Postado em 01 abril 2011

Prefácio

Os conceitos que circundam o governo eletrônico sofreram e vêm sofrendo constantes mudanças, sobretudo, ao longo da primeira década do século XXI. Estas mudanças estão sendo acompanhadas por organizações internacionais. Podemos destacar a Organização das Nações Unidas – ONU com seus relatórios sobre a evolução do e-Gov no mundo. Na UFSC, o acompanhamento da evolução do e-Gov é desenvolvido pelo Grupo de pesquisa de Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento. No seio do grupo nasceu em 2009 a Revista Eletrônica Democracia Digital e Governo Eletrônico. Esta revista pretende se consolidar com umas das principais referências, na atualidade, sobre o tema do Governo eletrônico. Para isso conta com um excelente comitê científico e com um corpo editorial e de organização, que não mede esforços para disponibilizar um material agradável e de grande relevância científica para seus leitores.
Entre os trabalhos do grupo há o suporte na organização anual do encontro Ibero-latino-americado de Governo Eletrônico. Este encontro procura acompanhar e debates as mudanças do e-Gov no mundo, e isso acontece desde seu primeiro encontro. Para isso, conta-se com a presença de renomados pesquisadores, professores, estudantes e cidadãos para auxiliar na prospecção, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que ajudem na consolidação do e-Gov.
Este ano, seguindo uma crescente, tanto a revista, como o encontro, contam com algumas novidades. No encontro surge mais um dia com a chamada antecipada de artigos para apresentação. Esta iniciativa visa dar ainda mais notoriedade ao evento, fazendo com que pesquisadores, professores e estudantes não apenas participem das discussões durante as palestras dos renomados convidados, mais tragam seus estudos e participem ativamente com seus trabalhos.
A outra novidade é por conta do grupo de pesquisa que procura sempre criar um vinculo entre seus projetos. Assim, o encontro ganha um link com a revista Democracia Digital e Governo Eletrônico. Desta forma os trabalhos que foram selecionados pelo comitê científico são disponibilizados no segundo volume deste ano (2010) da revista.
Assim, os trabalhos apresentados para discussão no encontro são disponibilizados na internet, por meio da revista, de forma gratuita aos interessados em aprofundar os conhecimentos a cerca das pesquisas sobre governo eletrônico.
É imperativo ressaltar que neste número da revista, além dos artigos selecionados, terá doravante uma seção sobre Teses e Dissertações que envolvem o tema do governo eletrônico. Com isto a revista torna-se um local de maior disseminação de conhecimento.
Esperamos que nossos leitores fiquem satisfeitos com essa nova configuração do encontro e também com a as nova seção da revista e busquem participar sempre ativamente das discussões sobre o governo eletrônico.
Boa leitura a todos!

Aires Jose Rover Edson Rosa Gomes da Silva