Relatório - Questionário para Aplicação da Métrica de Usabilidade: Governo Eletrônico nas capitais brasileiras - 20112


PoreGov- Postado em 29 março 2012

 

Análise de usabilidade nos sites das capitais brasileiras

Disciplina informática jurídica - 20112

Prof. Aires J Rover - UFSC
 
Prefeitura de Manaus
Prefeitura de Vitória
Prefeitura do Rio de Janeiro
Prefeitura de Rio Branco
Prefeitura de Porto Alegre
Prefeitura de Palmas
Prefeitura de Fortaleza
Pefeitura de Natal
Pefeitura de Natal
Prefeitura de Cuiabá
Prefeitura de Aracaju
Prefeitura Municipal de Curitiba.
Prefeitura Municipal de Belém
Prefeitura Municipal de Florianópolis
Prefeitura Municipal do Recife
Prefeitura municipal de Belo Horizonte
Prefeitura de São Paulo
Prefeitura Municipal de Campo Grande
Administração Regional de Brasília
Prefeitura Municipal de João Pessoa.
 

Trâmites

 
De que forma os usuários podem obter informação prévia?
 
Não se oferece informação   0 0%
É oferecida informação de caráter geral na web   19 95%
Os usuários podem solicitar informações que são remetidas por correio normal   0 0%
Os usuários podem solicitar informações que receberão por correio eletrônico   15 75%
Os usuários podem solicitar informações que são disponibilizadas online   8 40%
A página web indica o prazo em que a resposta será dada   0 0%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.
De que forma os usuários podem obter e enviar formulários?
 
Download diretamente pelo site   16 80%
Via e-mail   6 30%
Outros meios   7 35%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.
De que forma os usuários podem realizar o pagamento de taxas?
 
Via boleto   18 90%
Transferência ou depósito online   1 5%
Cartão de crédito   1 5%
Diretamente em alguma agência bancária   8 40%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.
De que forma os usuários podem obter informação posterior ao início de um trâmite?
 
Via e-mail   10 50%
Através do website   16 80%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.

Conteúdos

 
A página web indica a sua data de criação?
 
Sim   5 25%
Não   13 65%
Other   2 10%
A página web indica a data de sua última modificação?
 
Sim   5 25%
Não   14 70%
Other   1 5%
A informação está atualizada?
 
Sim   20 100%
Não   0 0%
Other   0 0%
Todas as páginas estão identificadas com o nome da instituição e o departamento responsável?
 
Sim   14 70%
Não   3 15%
Other   3 15%
Todas as páginas oferecem informação de contato?
 
Sim   11 55%
Não   7 35%
Other   2 10%
As páginas estão disponíveis em quais idiomas?
 
Alemão   0 0%
Espanhol   1 5%
Francês   0 0%
Inglês   1 5%
Português   20 100%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.
Todas as páginas estão disponíveis em inglês?
 
Sim   0 0%
Não   20 100%
Other   0 0%
É oferecido aos usuários um questionário de satisfação?
 
Sim   3 15%
Não   14 70%
Other   3 15%
É oferecido um formulário para sugestões, queixas ou perguntas?
 
Sim   14 70%
Não   4 20%
Other   2 10%

Políticas de desenvolvimento das aplicações

 
É informada a política de proteção de dados e ou privacidade?
 
Sim   4 20%
Não   16 80%
Other   0 0%
Estão claras as regras e ou os padrões de segurança informática que estão sendo utilizados?
 
Sim   2 10%
Não   17 85%
Other   1 5%
Existem regras para a solução de conflitos entre usuários e a instituição visitada?
 
Sim   2 10%
Não   15 75%
Other   3 15%

Final do questionário