Reformas do Estado, Tecnologias e Democracia Digital


PorAnônimo- Postado em 15 novembro 2009

Reformas do Estado, Tecnologias e Democracia Digital<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Cada vez mais o Estado, diante da sociedade da informação e do conhecimento, busca alavancar mecanismos de acompanhamento das demandas públicas e privadas que possam torná-lo mais eficiente e menos burocrático. A rede web 2.0 e as ferramentas de governo eletrônico vem ao encontro do atendimento dessas necessidades, percebendo-se isso nos mais variados portais públicos que além de buscarem apresentar maior transparência e participação em seus serviços públicos, também visam dar agilidade às novas formas de exercício da cidadania, que perpassam, necessariamente, pela busca incessante do atendimento das necessidades do cidadão. O homem cidadão, pari pasu, vai se tornando protagonista dessa nova modalidade de administrar e governar os espaços públicos.

Esse novo canal de comunicação entre administrador e administrado abre esses espaços. Como nos afirma N.dos Santos, 2005:

O novo papel do Estado será o de apoiar a construção das bases para o desenvolvimento sustentável, promovendo as condições ambientais, econômicas e sociais, que possibilitem a criação de um contexto favorável à inovação e ao crescimento do Ser Humano: melhoria da infra-estrutura, ampliação da base de atendimento social e, em especial, da criação, gestçao e disseminação do conhecimento em áreas selecionadas e estratégicas.

Com isso, certamente os conceitos de governo terão que se adaptar aos novos tempos, em que não haverá mais espaço para a separação entre a área social aplicada e a tecnologia !