Reflexão sobre o Capítulo III - A reprodução celular - Livro: A Árvore do Conhecimento


Poredson- Postado em 16 abril 2011

É prudente esclarecer que a reflexão aqui desenvolvida tem uma conotação analítica, procurando fazer uma ponte com a disciplina, da qual o contexto do livro é visitado, na ótica da complexidade e conhecimento na sociedade em rede.

A Reprodução celular é uma excelente forma de ver a complexidade que somos. Enquanto a estrutura celular está em condições normais, ou seja, fora do início do processo de reprodução, ela executa as funções primordiais necessárias para o bom funcionamento do corpo. Nesta fase a célula é um sistema compartimetalizado. O processo de fratura reprodutivo ainda não ocorre.

Quando ocorre a mitose (divisão celular), emerge a descompatimentalização celular. Nesta fase a célula está pronta para o plano de fratura. Ocorre assim um fuso mitótico que equilibra a distribuição equitativa dos materiais celulares, visando o surgimento de uma célula da mesma classe.

Análogo a complexidade das coisas no mundo, se verifica que o processo de reprodução está inserido no rol dos fenômenos que se procura explicar e entender, mas que a complexidade existente deixa fragmentos soltos e se procura aprofundar o entendimento por meio da criação de estruturas e modelos simples que dão ideias também simples para partes de um todo que necessita de meios mais eficazes para se analisar. São apresentadas, desta maneira, formas fáceis de ver um todo, mas que pode não ser a verdade quando ela é verificada em situações normais no mundo empírico.

Assim como o fenômeno da reprodução outros fenômenos do mundo e de nossa sociedade podem não ser tão simples como julgamos ser.