Redes complexas: Internet


PorAnônimo- Postado em 19 agosto 2009

Solé em “Redes Complejas. Del genoma a Internet” trata da complexidade, baseada no estudo das redes que conectam todo tipo de elementos que definem sociedades, ecossistemas cérebros, etc.
Nesse sentido o autor destaca o aparecimento desde o final do século XX da Internet. Uma das propriedades mais importantes da Internet é sua eficiência. Não precisamos esperar vários dias para encontrar o que procuramos, mesmo que o que procuramos possa ser uma agulha no palheiro (p. 57). A complexidade desta rede aumentou muito depressa, ocorreu um crescimento exponencial fora do alcance de um comitê de especialistas capazes de organizar a rede global.
Segundo pesquisas, o número de usuários de computador vai dobrar até 2012, chegando a 2 bilhões. A cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet, a cada minuto são disponibilizadas 20 horas de vídeo no YouTube e a cada segundo um novo blog é criado. Em 1982 havia 315 sites na Internet. Hoje existem 174 milhões. Mais informações clique aqui
Uma rede crescente como a Internet (que cresce exponencialmente e que, possivelmente no futuro estará disponível para quase toda população) é um caminho indispensável e necessário inclusive no que concerne ao desenvolvimento e aprimoramento de mecanismos de governo eletrônico e democracia digital. Com o aumento da complexidade da sociedade e do Estado, os mecanismos político-jurídicos devem acompanhar essas mudanças, caso contrário correm o risco de ficar parados nas velhas concepções da modernidade, incapazes de responder aos problemas dessa nova realidade.