Questionário - Avaliação dos portais do poder Judiciário - 20151

You must login to view this form.

PoreGov- Postado em 02 junho 2015

Questionário para Aplicação da Métrica de Usabilidade: Governo Eletrônico nos tribunais brasileiros - 20151

Análise de usabilidade nos sites dos tribunais brasileiros

Disciplina informática jurídica - Prof. Aires J Rover - UFSC

Tribunais de Justiça: Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro.

 

Todos os tribunais possuem falhas, porém todos informam informações básicas, como contato por telefone e endereço da instituição, além de promoverem a possibilidade de contato pelo próprio site.

O Tribunal que melhor se saiu foi o do Piauí. Mesmo com um layout mais simples, foi o que apresentou o maior número de informação do jeito mais simples e prático o possível, fazendo ser difícil que alguém se perca ao navegar por esse site. O do Rio de Janeiro peca por ser um pouco confuso, e os outros dois são razoáveis nesse sentido.

 

TRE - Bahia e TRE de Goiás

Ambos os portais são padronizados, bem estruturados e de interface autoexplicativa. Apresenta uma visualização vertical com atualização de informações e rápido acesso tanto à julgados como à processos. 

TRT - 7ª Região - Ceará, TRT 8ª Região - Pará e Amapá -  e TRT da 9º Região - Paraná

Os dois primeiros tribunais apresentam um estética boa e com a formatação centralizada de modo vertical. Rápida visualização e acesso aos processos. Consulta jurisprudencial bem exposta e a pesquisa complexa facil de ser realizada.  Em reflexo, o ultimo tribunal, no sitio, encontra-se de uma forma mais poliuída, e o alinhamente do site está a esquerda, deixando a direita da pagina em branco. Além disso, ele e´de forma mais horizontal, com mais infromações e letras menores. De primeira vista ele é mais poluido e de acesso mais demorado. 

Em suma, entre os 5 tribunais analizados, observa-se que os eleitorais tem uma unicidade, tendo em vista o mesmo formato da pagina e de acesso à informação, em contrapatida aos tribunais do trabalho que acada um tem o seu estilo. Com  base nisso, seria oportuno resaltar que a unificação dos padróes dos ttribunais seria uma forma mais rápida e acessível as informações prestadas, de modo que, com a experiência em um tribunal já ajudaria com os outros tribunais. Defendo a unicidade dos portais de acesso à internet, sem prejuízo as grandes distâncias entre os tribunias, frente ao pionerismo ou entendimento. 

Fábio - 12103348

Os sites do TRE são padronizados, possuem o mesmo mecanismo de acesso, fácil navegação e procura, o texto é claro e conciso. Há uma Ouvodoria que possibilita o sujeito apresentar ideias e reclamações. O idioma é somente português - talvez pelo fato que apenas brasileiros natos ou naturalizados possuam exercer o voto. Não há numero de acessos em parte alguma do site. Há certificação digital. O site me pareceu simples e eficiente. 

TRT 17ª Região do Espirito Santo

No que tange ao que foi observado o site apresenta um layout bem organizado, com diversas informações, fácil acesso, mas com algumas falhas para fazer pesquisa.

TRT 18ª Região de Goiás

Observando o site, é um site muito poluído, com muitas informações juntas, e links muito agrupados, mas é um site com a procura rápida e de fácil acesso.

TRT 22ª Região do Piauí

Ao fazer a pesquisa do site, pude observar que foi um dos melhores sites na sua apresentação, bem postado, visivelmente limpo, muito claro para fazer pesquisas e achar o que se busca.

TRT 23ª Região do Mato Grosso

Por fim, o último site se apresenta bem, com muitas informações, meio poluído, mas com fácil acesso, e com um interface bonito, no contexto é considerado bom.

TJES

 

Com base no que fora possível observar, constata-se que o site, de maneira geral, é bem organizado. Apresenta todos os tópicos no canto esquerdo, com fácil acesso.  Talvez fosse mais interessante agrupar alguns itens em menus, tornando o site visualmente mais bonito e ainda mais natural de pesquisar. Frisas-se que os principais links acessados, nos serviços, poderiam estar em destaque, eis que na maioria das vezes o site do Tribunal de Justiça é acessado exatamente para essas funções.

 

 

TJDFT

O site do TJDFT é bem estruturado e possui um sistema de consultas (tanto de processos como de jurisprudência) de fácil acesso, o que é de grande importância, tendo em vista que trata-se de uma das ferramentas mais importantes nos sites dos Tribunais. Outro ponto positivo é o link de ouvidoria, que permite uma fácil comunicação entre os cidadãos e o órgão em apreço. Entretanto, o sistema de peticionamento e de demais atos processuais eletrônicos não são exibidos de forma clara, o que dificulta o acesso dessas ferramentas que também são de grande utilidade para os profissionais do Direito.

 

TJCE

 

Um dos fatores negativos do site é a falta de informações para que ensinem o acesso ao processos e de peticionamento eletrônico, o que demonstra certo atraso na questão do acesso à justiça. Fora dessa parte, o site é visualmente limpo e  apresenta barras de rápido acesso, inclusive com aba de pesquisa processual. De maneira geral, cumpre a função de um site do tribuna, salientando que o acesso por certificado digital dá maior segurança ao sistema.

 

TJMA

A interface do site é mais atual que as dos outros tribunais analisados, mas o espaço é mal utilizado, o que faz com que o mesmo seja carregado e não atrativo. A aba de serviços na parte inferior da página é de grande utilidade e a ouvidoria tem papel de destaque, um ponto positivo. A parte superior com as abas “cidadão”, “advogado”, “magistrado” e “servidor” são de extrema importancia para a acessibilidade do site e possuem diversas subdivisões. Possui um menu muito interessante no fim da página, mas deveria ser repensado para ser colocado mais em evidencia, pois ficou um pouco isolado.

Natália Guglielmi Lummertz Silva

Tribunal Regional da 19ª região Alagoas

                Fácil acesso. Apesar de faltar algumas informações, o site possui a opção de acessibilidade em libras, logo vê-se que há um comprometimento com o acesso para todos em detrimento da não facilidade de ingresso à justiça.

Tribunal Regional da 1ª região Rio de Janeiro

                Manusear o site é fácil, as informações são simples de se acessar, mas faltam alguns recursos requeridos no questionário. Apesar disso, o layout é um pouco bagunçado, mesmo que isso não atrapalhe de forma absurda no manuseio, torna a experiência menos agradável.

Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região  Sergipe

                O site tem um layout gráfico bem feito e agradável para se navegar. As informações são de fácil acesso e, por isso, tem grande eficiência para dar celeridade ao trabalho de quem se propõe a utilizar esta ferramenta.

Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região Rio Grande do Norte

                A página é muito bem organizada, a acessibilidade é de uma simplicidade que promove o fácil manuseio por parte de qualquer pessoa. O layout é muito bem feito e, por conseguinte, buscar as ferramentas desejadas se torna algo que não é preciso muita experiência com o site para se fazer.

  Os site dos cinco Tribunais Regionais Eleitorais por mim analisados tem um layout padrão, bastante simples mas de boa acessibilidade, o que os torna eficientes, principalmente para usuários inexperientes. As cinco páginas tem o que se espera de um site de Tribunal Eleitoral: possuem completude de serviços para o eleitor; informações detalhadas de eleições anteriores, jurisprudência, legislação e partidos políticos; assim como um portal de transparência. Destaque para o “mapa do site”; diversos links na extremidade inferior que direcionam o usuário aos principais conteúdos do site. Os links no lado esquerdo e direito - respectivamente, serviços ao eleitor e acompanhamento judical -  das páginas diferem de tribunal para tribunal, tornando alguns sites mais prestativos que outros. Dos TRE avaliados - DF,MA,MT,MS e ES -, o melhor e mais completo é, indiscutivelmente, do Distrito Federal, e os piores creio ser do Espirito Santo e Maranhão (possuem menos conteúdo).

João Gustavo Seibel Reis (14101516)

Tribunal Regional do trabalho 5ª Região

  Site de fácil manuseio, bem organizado porém não muito completo, faltando algumas informações aos usuários e deixando outras um tanto quanto “ escondidas “. No entanto, as informações básicas estão bem destacadas e disponíveis a todos.

Tribunal Regional do Trabalho 6ª Região

  Site muito completo, esteticamente agradável e de muito fácil manuseio, informações bastante completas, datas bem definidas, atualização marcada para dia 21 de junho, poucos extensores, informações básicas bem distribuídas e de fácil entendimento contando inclusive com conteúdos adicionais.

Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba

  Site muito ruim, mal estruturado, informações superficiais, desorganizado, dados de difícil acesso, sem data de atualizações, porém, conta com reportagens e acontecimentos em dia e com bom uso de imagem.

Tribunal Regional Eleitoral do Alagoas

  Site se encontra em extrema semelhança com o TRE da Paraíba, neste caso, ambos em condições e informações muito baixas.

Vitor Oliveira Effting.

Avaliando o site dos Tribunais Regionais Eleitorais de Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e Sergipe, pude verificar que:

·         nenhum deles possui espaço para pagamento de taxas;

·         todos os sites estão atualizados;

·         não localizei nenhum  para páginas externas em outros idiomas;

·         todos os sites possuem informação de contato facilmente encontradas na página inicial;

·         não possuem quantitativo e históricos de visitas;

·         não informam acerca da política de proteção dos dados, privacidade e/ou padrões de segurança e informática do site, a partir da página principal, nem fazem menção da lei de acesso à informação.

Partindo para uma análise específica, pude observar que:

·         O TRE de Pernambuco continua usando o Sistema de Petição Eletrônica On-line.

·         O TRE de Rondônia possui tanto o formulário de ouvidoria por e-mail quanto pelo site.

·         O TRE de São Paulo não possui Peticionamento Eletrônico.

·         O TER de Sergipe possui estrutura de organização do site muito bem elaborada, contendo links de fácil acesso e compreensão. Possui também um espaço de Acessibilidade voltado para Deficiente Auditivos, inovando também com links de Pesquisa de Satisfação e alertas acerca de falsos e-mails. 

Analisando os Tribunais: Regional Eleitoral do Acre, Regional Eleitoral do Amapá e Regional Eleitoral de Tocantins, pude observar a similaridade entre os sites: sem poluição visual e organizado, entretanto o site do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá foi o mais completo pois mostra os links mais buscados já na página principal como: petição eletrônica e locais de atendimento, os quais tais links não são visíveis nos sites do Tribunal de Tocantins e Acre.

O site do Tribunal Superior do Trabalho deixa muito a desejar, são muitas as informações faltantes ou de difícil acesso. Não há o link: transparência em destaque, assim como o link: petição. O site tamém está "poluído", com muitas notícias atrapalhando a busca de informações necessárias e frequentes.

Por fim, o site do Tribunal Superior Eleitoral foi o mais organizado e de fácil acesso e localização das buscas. O site também foi o único disponível em outro idioma: inglês.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE

http://www.tjrn.jus.br/

O site é bastante organizado, possui menus de navegação bem divididos e dinâmicos. O layout também é bastante coerente com a proposta do site e demonstra coerência com o âmbito jurídico. Um ponto bastante positivo é a seção de notícias já na página inicial com matérias atualizadas diariamente e bem elaboradas, tanto no seu texto quanto nas imagens, o que demonstra que o portal possui a preocupação na comunicação com a sociedade.

 

 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL

http://www.tjrs.jus.br/site/

O portal possui um layout bastante simplório com poucas diferenças de fontes e menus pouco interativos, além de possuir apenas um fundo branco em toda a página principal, o que contribui para a falta de dinamismo e facilidade do site.  Contudo, é importante ressaltar que o site possui um espaço de notícias atualizado e bem organizado. Outro ponto que chama a atenção é o fato de existirem links para páginas abordando de forma bastante organizada casos mais conhecidos da opinião pública com o caso da Boate Kiss e do Menino Bernardo, demonstrando a preocupação do portal em se comunicar com a sociedade em geral.

 

TRT 11ª REGIÃO

http://portal.trt11.jus.br/

O portal é muito bem organizado, entretanto o layout não está muito coerente com a temática do site sobretudo pelo esquema de cores empregado, possui menus muito bem divididos o que possibilita uma ótima interação do usuário, além de um campo de notícias atualizadas já na página principal e uma ampla divulgação de dados como legislação, jurisprudência. Conta ainda com um espaço de divulgação das atividades e eventos promovidos com os trabalhadores do Tribunal, como gincanas, festas e confraternizações, fazendo com que o site demonstre o dia a dia da instituição e dando um caráter mais pessoal ao mesmo.

 

TRT 12ª REGIÃO

http://www.trt12.jus.br/portal/

O site apresenta um layout bastante antigo e simples, com um único padrão de fonte e uma única coloração em toda a página principal, o que dificulta o destaque para os temas e links mais importantes. Entretanto, apresenta menus bem divididos e interativos e notícias aparentemente sempre atualizadas. Além disso, mesmo sendo de forma bastante simples o site possui muitas informações e materiais importantes. 

Tribunal Regional Federal da 1ª / 2ª / 3ª / 4ª / 5ª Região

 

Todos os sites possuem layouts fáceis de se compreender e chegar aonde se quer. A consulta de processos sempre está em destaque na página, bem como o link da Ouvidoria, que possibilita o envio de reclamações, dúvidas e sugestçoes e também disponibiliza os telefones e endereços para atendimento. As páginas estão disponíveis apenas em português e entre outras coisas que faltam podemos citar o número de acessos ao site e principalmente informações referentes à segurança digital e a poilítica de proteção de dados. Fora esses detalhes, os sites são muito práticos, permitindo que um leigo em informática consiga chegar onde precisa, estando disponíveis para consulta de maneira muito fácil, além dos processos, jurísprudencias e afins.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO
 
O site possui uma interface clara e de fácil acesso. Disponibiliza um arquivo em pdf entitulado de "passo a passo" que instrui o cidadão a realizar o pagamento de taxas através do site da Fazenda Estadual. 
 
Além disso possibilita o pagamento de taxas através do site do Banco do Brasil. É importante destacar que também é disponibilizado ao cidadão uma tabela explicativa de quais taxas devem ser pagas em cada ação judicial. 
 
O único idioma disponível é o português. No tocante ao contato com o TJSP, destaca-se o link para as mais variadas mídias sociais, além do telefone, logradouro e correio eletrônico. 
 
Em que pese o fato de o site não disponibilizar em sua página principal um link que leve a encontrar a política de proteção de dados do site, há um anúncio sobre golpes praticado por criminosos que enviam falsos ofícios que utilizam o logo do TJSP com informações sobre sentenças favoráveis, solicitando depósitos de custas ou outras taxas para posterior levantamento do dinheiro.
 
O site divide bem as áreas pertinentes ao cidadão, ao advogado, ao magistrado e ao servidor, bem como oferece link para o portal da transparência, onde pode ser encontrado o orçamento do tribunal e as suas licitações.
 
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SERGIPE
 
O site é muito bem estruturado, mostrando-se de fácil acesso à população. Para saber o valor a ser pago, por exemplo, em uma petição inicial cível o site disponibiliza uma calculadora que fornece o valor exato das custas processuais. 
 
A despeito da sua classificação "ruim", foi o único site dos 4 (quatro) analisados que disponibilizou link indicando as diretrizes à Lei de Acesso à Informação (LAI). 
 
Como percebeu-se nas outras análises, o único idioma disponível é o português e não foi encontrado políticas de proteção/segurança do site.
 
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO TOCANTINS
 
O formulário fornecido pela Ouvidoria do site é limitado à um comentário de, no máximo, 2000 (dois mil) caracteres. Ainda nesta página do site, faz-se uma breve menção à Lei de Acesso à Informação (LAI). 
 
Na área dos advogados é possível realizar o cálculo das custas processuais. Muito embora não ter sido encontrado espaço para o cidadão realizar o pagamento de taxas.
 
No mesmo sentido das outras pesquisas, não foi possível encontrar as políticas de proteção/segurança do site do TJTO. Não encontrou-se, outrossim, nenhum link para realizar peticionamento eletrônico.
 
Merece destaque a apresentação das pautas, encontradas na área do cidadão. As mesmas estão bem separadas e disponibilizadas em pdf.
 
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ACRE
 
 O pagamento de taxas pode ser facilmente realizado através do ícone pertinente que se encontra na faixa central do site. Com exceção do TJSP, em nenhum site pesquisado foi encontrado se o site estava atualizado ou não.
 
Na opção serviços da página inicial, o link acesso à  informação remete o cidadão à uma página sobre a Lei de Acesso à Informação, esclarecendo sobre os seus direitos.
 
É possível encontrar links para páginas externas, tais quais: CNJ, Sindicato dos Servidores, Associação dos Magistrados, Escola do Judiciário, Campanhas de Doação, dentre outros.
 
Existe link para o peticionamento eletrônico, todavia este serviço entra-se indisponível por motivos técnicos, tanto para o 1º quanto para o 2º grau. 
 
Bernardo Humeres

Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região: Possui bastante variedade em seus serviços, mas o visual geral do site apresenta uma forte poluição visual, pois apresenta o mapa do site explícito na página inicial. Além do mais, o layout do site é um pouco desleixado.

Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul: Um site bem limpo e fácil de encontrar o  que se procura. O único problema é que o Fale Conosco é precário, só há ouvidoria para denúncias.

Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo: Site limpo e bem atualizado, muito informativo. Só fiquei um pouco confusa com o Fale Conosco, que precisa de muitos passos para se chegar ao objetivo.

Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais: Fácil acesso às informações e um layout amigável e simples. A maior parte das informações pode ser obtida a partir da página inicial.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO - PARAÍBA

 

A página inicial do site é bem simples,  apresenta com um ótimo aspecto visual e é de fácil navegação. Possui uma gama de serviços online como o  peticionamento eletrônico. Mas não é possível identificar históricos de visitas, políticas de segurança da informação, agendas ou pautas com antecedência e idiomas alternativos.

 

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO - RONDÔNIA E ACRE

 

O site possui um excelente aspecto visual, com a página inicial “limpa”, bem organizada, o que facilita bastante ao proporcionar agilidade na hora de, como por exemplo, consultar jurisprudência. O site fornece também, informações úteis a sociedade.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO - CAMPINAS SP

O site possui uma estrutura de fácil compreensão e acesso devido a sua interface bastante organizada. Possui mapa do site e links de fácil acesso. Vale ressaltar que no site encontra-se a opção de contraste, tendo opção de diminuí-lo ou aumentá-lo, além das letras. Os links para os advogados encontram-se separadamente dos links para o público geral, o que facilita a navegação. Não possui política de proteção de dados.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIÃO - MARANHÃO

A interface do site é bem poluída, é difícil encontrar algumas informações básicas como por exemplo, canais de comunicação, que ao meu entendimento, deveria constar em um local mais visível. Não há suporte para outros idiomas, nem informação quanto a privacidade do usuário ou a proteção dos dados.

Yasmin Schaff

Tribunal de Justiça do Amapá 

visualmente, dos quatro sites analisados, é o mais atrativo, como primeira impressão, parece ter fácil acesso e diversos recursos. Atualizado com diversas notícias da última semana, não tem pauta nem agenda de julgamentos.

Tribunal de Justiça do Amazonas 

muita poluição visual, a página inicial contém diversas fotos com notícias, causa uma impressão de desorganização, porém os tópicos parecem ser acessíveis. Existe uma propaganda sobre o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes que abre ao passar o mouse por cima, muito incômodo, atrapalha a navegação no site. Grande dificuldade de encontrar informações.

Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul 

visualmente simples e acessível, foi o site mais fácil e completo em termos de localização de informações. A página das pautas de julgamentos estava indisponível.

Tribunal de Justiça do Mato Grosso 

visualmente simples e acessível. Informações não muito acessíveis apesar da clareza da interface. Possibilidade de alteração do tamanho da fonte.

 

Nenhum dos quatro sites disponibilizou outro idioma além do Português, e nenhum deles disponibilizou a contagem do número de acessos e as informações de segurança digital, também. 

Victória Sell Feiber

Superior Tribunal de Justiça:

O Site oferece uma ampla biblioteca digital jurídica e ensino a distância.  Presença de buscas rápidas e atuais de processos e jurisprudências. Calendário atualizado e completo. Há plantão judiciário online com algumas restrições.

 

Superior Tribunal Militar:

A transparência com gastos e remunerações é completa e atualizada. O painel do site é interativo e dinâmico com vídeos, fotos, notícias e mapas. Possui todas as principais mídias socias como facebook, twitter, youtube e inclusive instagram e flickr.

 

Supremo Tribunal Federal:

Dá ênfase no acesso à informação por meio da Central do Cidadão com informações detalhadas e pertinentes. O único portal com mais de um idioma que tem a opção de visualização em português e espanhol. Há também um portal internacional em que é possível acessar jurisprudências comparadas, informações sobre cooperações internacionais, mas é pouco atualizado. Possui uma grande quantidade de documentos em relação a estatísticas.

 

Tribunal de Justiça da Bahia:

Não possibilita alterar fonte da letra, mas o layout do site é bem estruturado com cores e fotos que dinamizam os links deixando-os de fácil acesso. Em sua página principal há a categoria de links mais acessados e acesso rápido.

Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região - Mato Grosso do Sul

O site é bastante claro, estruturado, possui um espaço para o envio de formulários para sugestões e queixas. Além disso, está atualizado, contendo também notícias e avisos diários. O ponto negativo é que há somente na versão de língua portuguesa e não há nada  acerca da segurança da informação no site.

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região –  São Paulo

O site é apresentável, com um layout positivo, claro e simples. Apresenta já na página inicial a consulta de processos. Há da mesma forma, a ouvidoria com a possibilidade envio de formulários para sugestões e queixas. Porém, também possui somente versão na língua portuguesa.

Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região- Minas Gerais

A aparência do site não é muito adequada, sendo que a imagem contendo o nome da instituição é pequena, igualmente o restante do site. Contém muitas informações e links na página inicial acabando por poluir a interface. Não há outros idiomas além do Português. Entretanto, a consulta de processos disponibilizada é de fácil acesso.

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – Rio Grande do Sul   

Por fim, é o site que mais possui pontos positivos devido à clareza de sua interface, sua estrutura, e links de fácil acesso. Além disso, a sua página principal possui notícias e avisos atualizados, e campanhas como o Programa de combate ao Trabalho Infantil e o Programa Trabalho Seguro. Ainda, possui um canal chamado Canal Web –TRT/RS, com entrevistas feitas com juízes, advogados trazendo assuntos pertinentes ao direito.

 

Tainara Stahelin Gimenes

TRE-PR, TRE-PI, TRE-RJ, TRE-RN, TRE-RS

O comentário é o mesmo para os cinco portais, tento em vista que são praticamente iguais. O layout é claro, com cores e letras que facilitam a acessibilidade. Encontram-se devidamente atualizados. Possuem espaço de obtenção e envio de formulários para sugestões, queixas ou perguntas. Tal espaço é facilmente encontrado. O único idioma disponível é o português. Há possibilidade de consulta de processos e jurisprudências.

Tribunal de Justiça Goiás

Site atualizado, a interface é uniforme, não há variação quando se abrem outros links. Uso de cores neutras, discretas. Interessante que há manuais autoexplicativos de como utilizar o site, no tocante ao processo eletrônico.

 

Tribunal de Justiça Minas Gerais

Possibilita aumentar o tamanho da fonte, além do recebimento do boletim  de jurisprudência via e-mail, disponibilidade de boletim em áudio.

 

Tribunal de Justiça Pernambuco

Nesta instituição, é notório registrar que a mesma apresenta o Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos do Poder Judiciário, meio alternativo de dirimir controvérsias conferindo maior celeridade ao sistema judicial brasileiro. Também merece destaque o fato do portal permitir ao usuário que avalie a página da internet do tribunal pernambucano.

 

Tribunal de Justiça de Rondônia

Além de uma cartilha apontando as orientações gerais sobre a certificação eletrônica, também é acessível vídeo. Ainda é possível acompanhar a produtividade dos magistrados. Há um link, no qual pode-se selecionar o magistrado de primeira, segunda instância ou turma recursal e  determinar um período de análise. De tal forma,  é alcançado o trabalho de cada juiz individualmente e não um relatório genérico. Outro ponto positivo é a existência de um minucioso calendário de sessões.

TRE - PA, TJ - PB, TJ - AL, TJ - RR, TJ - SC

Todos os sites dos Tribunais acessados, seja do eleitoral ou dos de Justiça, possuem um layout claro, de fácil entendimento e navegação, com letras em tamanho ideial, destacando-se neste aspecto o TRE - PA. O envio de reclamações em todos eles é através de um link que direciona para a Ouvidoria. Falta em todos outros idiomas, sendo o único possível o Português. Outro ponto que fica totalmente esquecido em todos os portais, é o número de acessos, a segurança digital utilizada entre outros aparatos mais sofisticados. Para um leigo em informática, os sites são ideiais, pois embora não tragam tantas informações técnicas, prezam pela praticidade na navegação, facilitando consultas à processos, à jurisprudências, etc.