Questionário - Aplicação da Métrica de Avaliação dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros
COORDENAÇÃO GERAL
Aires José Rover, Dr.
Orides Mezzaroba, Dr.
COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Paloma Maria Santos, Msc.
EQUIPE TÉCNICA
Paloma Maria Santos, Msc.
Marciele Berger Bernardes, Msc.
Melissa Midori Martinho Goto
Mariana Mezzaroba
Interface
1) As URLs utilizadas no portal evitam o uso de caracteres do tipo &, ? , = *
Certo: http://www.portal.gov.br/contato - Errado: http://www.portal.gov.br/default.php?reg=2&p_secao=18
Sim
Não
2) As URLs funcionam sem o "www" *
Sim
Não
3) O portal funciona nos seguintes navegadores:
Não há necessidade que o conteúdo tenha o mesmo visual em todas as plataformas. O conteúdo, a aplicação precisa ser acessível, fácil de ler e funcionar nas diversas plataformas e dispositivos
Internet Explorer (Testado no Windows XP)
Chrome (Testado no Windows)
Firefox (Testado no Linux - Ubuntu)
Firefox (Testado no Windows)
Ópera (Testado no Windows)
Safari (MAC)
4) O portal funciona nos seguintes dispositivos:
Não há necessidade que o conteúdo tenha o mesmo visual em todas as plataformas. O conteúdo, a aplicação precisa ser acessível, fácil de ler e funcionar nas diversas plataformas e dispositivos
Desktop
Notebook
Netbook
Tablet
Celular
Navegação e Padronização Visual
5) A página apresenta excesso de informações, do tipo banners, anúncios, notícias, ícones, etc, deixando-a poluída visualmente *
Sim
Não
Outro:
6) É necessária alguma instalação para acessar a página inicial ou executar tarefas simples?
Nenhuma instalação de plugin deve ser necessária para acessar a página inicial ou executar qualquer tarefa rotineira ou banal (ex: enviar um formulário de contato) do sítio.
Sim
Não
7) O site utiliza convenções do tipo:
Links azuis
Links sublinhados
Botões desenhados como botões (elementos clicáveis)
Caixa de busca no canto superior direito
O nome (ou logotipo) do sítio estar no canto superior esquerdo
Logotipo do sítio funcionar como link de volta a página inicial
Não utiliza essas convenções
8) A linguagem utilizada no portal é simples e de fácil entendimento?
Sim
Não
9) Além do idioma português, o portal está disponível nos seguintes idiomas:
Inglês
Espanhol
Não está disponível em outros idiomas
10) O portal apresenta mapa do site?
Sim
Não
Outro:
Conteúdo geral
11) As informações e serviços estão localizados na primeira página?
Sim, tanto as informações quanto os serviços
Apenas os serviços estão localizados na primeira página
Apenas as informações estão localizadas na primeira página
O portal não oferece serviços
Outro:
12) Toda informação é passível de cópia?
Ex.: Documentos pdf e de natureza semelhante permitem a cópia de trechos.
Sim
Não
13) Todas as páginas apresentam recursos de impressão amigável?
O texto, o conteúdo principal, nunca deve ser cortado ou de alguma forma prejudicado na impressão. Elementos não relevantes como banners e menus não necessitam aparecer
Sim
Não
Outro:
14) O preenchimento de dados nos formulários, quando existente, apresenta redundâncias ou questionamentos inapropriados ou muito extensos?
Utilize o espaço abaixo para descrever o formulário avaliado e as incoerências observadas. Em caso não apresentar incoerências, preencha com o X.
15) O portal faz uso de pop-ups?
Pop-ups são janelas de diversos tamanhos que abrem com avisos e publicidade
Sim
Não
16) O portal possui o link de notícias?
Sim, na página inicial
Sim, mas não está na página inicial
Não
17) Qual a data da notícia mais antiga?
Utilize o campo "outro" para inserir a data (DD/MM/AAAA)
O portal não apresenta link de notícias
Outro:
18) Qual a data da notícia mais recente?
Utilize o campo "outro" para inserir a data (DD/MM/AAAA)
O portal não apresenta link de notícias
Outro:
19) O portal utiliza recursos complementares à informação textual?
Verificar na página principal
Imagem
Áudio
Vídeo
Outro:
20) Os arquivos de áudio e vídeo disponíveis para download oferecem a alternativa da descrição em texto?
A informação deve ser a mesma
Conteúdo específico
21) Existe link para receber informações online mediante cadastro (sistema push)?
Exemplo: http://www.tc.df.gov.br/web/site/tcdfpush
Sim
Não
22) O portal apresenta uma ferramenta para Consulta a processos e/ou documentos?
Verificar a existência de uma ferramenta que possibilite a consulta a processos e/ou documentos
Sim, para processos e documentos
Apenas para processos
Apenas para documentos
O portal não apresenta ferramenta para consulta a processos e/ou documentos
23) O portal informa quem são os responsáveis por cada um dos setores/departamentos dentro do órgão?
Orgão ou setor: Nome, email, telefone, página onde aparece a informação (identificar se é na página principal ou não)
24) O portal apresenta as seguintes informações para comunicação com o Tribunal:
Visível e de fácil localização |
Difícil visualização e localização (fora da página principal) |
Não apresenta |
|||
---|---|---|---|---|---|
Endereço físico |
|||||
Telefone de contato |
|||||
Endereço eletrônico |
25) O portal apresenta informações acerca de:
Planejamento estratégico do tribunal
Obrigações dos Jurisdicionados/Agenda do Gestor
Legislação do TC (Lei Orgânica, Regimento Interno, Instruções Normativas, Resoluções e Portarias)
Legislação em geral (Constituição Federal/Estadual, Leis Federais; Leis Estaduais)
https://portal.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/det/det)" />Diário eletrônico (Exemplo: https://portal.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/det/det)
Publicações do Tribunal
Outro:
26) O portal oferece serviços para os seguintes públicos alvo:
Cidadão
Órgãos jurisdicionados
Outro:
27) Quais serviços são oferecidos aos cidadãos na página inicial? Liste.
Se não forem oferecidos serviços para esse público alvo, preencha com um X
28) Quais serviços são oferecidos aos órgãos jurisdicionados? Liste.
Se não forem oferecidos serviços para esse público alvo, preencha com um X
29) Quais são os demais serviços oferecidos (não incluem nem os serviços oferecidos aos cidadãos nem aos jurisdicionados)? Liste.
Se não forem oferecidos serviços para esse público alvo, preencha com um X
30) O portal apresenta link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira do próprio tribunal contendo:
Relatório de execução orçamentária e financeira
Relatórios de gestão fiscal
Relatório de atividades
Informações de licitações/contratos
Não apresenta link para acompanhamento da gestão fiscal/ financeira do Tribunal
Outro:
31) O portal apresenta link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira dos Jurisdicionados contendo:
Escrever no campo Outro a cidade escolhida
Informações relativas a receitas
Informações relativas a despesas
Outras informações (obras, saúde, educação, licitações, etc...)
Não apresenta link para acompanhamento da gestão fiscal/financeira dos jurisdicionados
Outro:
Relação com o Cidadão
32) O portal apresenta link com Pesquisas de satisfação ou Enquetes eletrônicas sobre a qualidade dos serviços e informações prestadas?
Verificar na página inicial
Sim
Não
33) O portal apresenta opções de comunicação para o cidadão por meio dos seguintes links:
Um endereço de email é oferecido |
Um formulário é disponibilizado para preenchimento no próprio site |
Não apresenta |
|||
---|---|---|---|---|---|
Fale conosco (canal para solicitar informações) |
|||||
Ouvidoria (canal para enviar suas sugestões, elogios, reclamações e denúncias) |
34) O acompanhamento da solicitação feita por meio da ouvidoria pode ser feita online:
Sim
Não
Não possui link para acompanhamento da solicitação
35) O portal apresenta algum instrumento para a medição do tráfego de usuários no site?
Sim, apresenta o número de usuários online
Sim, apresenta um contador de acessos
Não
36) O portal apresenta espaço de debate público (comunicação bidirecional) utilizando-se das redes sociais?
Chat
Blog
Não apresenta
Outro:
Transferência de arquivos
37) É possível baixar (fazer download) documentos via site?
Exemplo: Certidão negativa de contas
Sim
Não
38) O nome dos arquivos disponíveis para download estão de acordo com o conteúdo do documento?
Nomes genéricos como “planilha01” ou apresentação.ppt devem ser evitados. Nomes compostos devem ser separados por hífens “-“, nunca espaços em branco ou underscore. Utilize o campo outro para descrever o documento avaliado
Sim
Não
Outro:
39) Os documentos disponíveis para download informam o tamanho e o formato a serem baixados?
Utilize o campo outro para descrever o documento avaliado
Sim
Não
Outro:
40) O portal fornece indicador da progressão do carregamento do arquivo que está sendo baixado?
Sim
Não
41) Os arquivos disponíveis para download podem ser abertos a partir de softwares gratuitos?
Utilize o campo outro para descrever o documento avaliado
Sim
Não
Outro:
42) Os arquivos para download estão disponíveis em quais formatos?
Utilize o campo outro para descrever o documento avaliado
ODT
XML
DOC
XLS
HTML
Outro:
Mecanismo de busca
43) Ao realizar a busca pelo nome tribunal no google, em que posição o site aparece referenciado?
Ele aparece em primeiro lugar
Ele aparece na primeira metade da primeira página de resultados
Ele aparece na segunda metade da primeira página de resultados
Ele aparece na segunda página de resultados
Ele aparece na terceira página de resultados
Ele não aparece nas três primeiras páginas de resultados
44) O mecanismo de busca do portal apresenta resultados coerentes com a palavra/expressão pesquisada?
Sim
Não
45) A ferramenta de busca permite erros de digitação ou oferece lista com sugestões de palavras mais próximas?
Sim
Não
Segurança e Privacidade
46) O portal apresenta link na página principal sobre:
Termos de uso
Segurança
Privacidade
Não apresenta essas informações
47) Sempre que a instalação de um plugin se faz necessária, o portal avisa o usuário?
Sim
Não
Não foi solicitada nenhuma instalação
48) O portal está disponível no domínio gov.br?
Sim
Não
Não, mas a página apresenta outro domínio raiz ( .com.br, .org.br,...) e estes domínios servem como simples redirecionamento para o nome de domínio principal “.gov.br”
49) O portal possui https quando em áreas que exijam maior nível de segurança, como por exemplo ao preencher os dados pessoais em algum formulário?
Sim
Não
Avaliação do feedback
50) A solicitação encaminhada foi respondida no prazo de cinco dias uteis?
Enviar pergunta (caráter geral): Solicitar informação sobre endereço e horário de funcionamento da Ouvidoria do TCU ou TCE ou TCM.
- Blog de Danielle Martins
- Se logue para poder enviar comentários
- 3778 leituras
-