Questionário - Aplicação da Métrica de Avaliação dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros


PorDanielle Martins- Postado em 24 setembro 2012

COORDENAÇÃO GERAL

Aires José Rover, Dr.

Orides Mezzaroba, Dr.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

Paloma Maria Santos, Msc.

EQUIPE TÉCNICA

Paloma Maria Santos, Msc.

Marciele Berger Bernardes, Msc.

Melissa Midori Martinho Goto

Mariana Mezzaroba

 

Interface

1) As URLs utilizadas no portal evitam o uso de caracteres do tipo &, ? , = *

Certo: http://www.portal.gov.br/contato - Errado: http://www.portal.gov.br/default.php?reg=2&p_secao=18

Sim

Não

 

2) As URLs funcionam sem o "www" *

Sim

Não

 

3) O portal funciona nos seguintes navegadores:

Não há necessidade que o conteúdo tenha o mesmo visual em todas as plataformas. O conteúdo, a aplicação precisa ser acessível, fácil de ler e funcionar nas diversas plataformas e dispositivos

Internet Explorer (Testado no Windows XP)

Chrome (Testado no Windows)

Firefox (Testado no Linux - Ubuntu)

Firefox (Testado no Windows)

Ópera (Testado no Windows)

Safari (MAC)

 

4) O portal funciona nos seguintes dispositivos:

Não há necessidade que o conteúdo tenha o mesmo visual em todas as plataformas. O conteúdo, a aplicação precisa ser acessível, fácil de ler e funcionar nas diversas plataformas e dispositivos

Desktop

Notebook

Netbook

Tablet

Celular

 

Navegação e Padronização Visual

5) A página apresenta excesso de informações, do tipo banners, anúncios, notícias, ícones, etc, deixando-a poluída visualmente *

Sim

Não

Outro:

 

6) É necessária alguma instalação para acessar a página inicial ou executar tarefas simples?

Nenhuma instalação de plugin deve ser necessária para acessar a página inicial ou executar qualquer tarefa rotineira ou banal (ex: enviar um formulário de contato) do sítio.

Sim

Não

 

7) O site utiliza convenções do tipo: 

Links azuis

Links sublinhados

Botões desenhados como botões (elementos clicáveis)

Caixa de busca no canto superior direito

O nome (ou logotipo) do sítio estar no canto superior esquerdo

Logotipo do sítio funcionar como link de volta a página inicial

Não utiliza essas convenções

 

8) A linguagem utilizada no portal é simples e de fácil entendimento?

Sim

Não

 

9) Além do idioma português, o portal está disponível nos seguintes idiomas: 

Inglês

Espanhol

Não está disponível em outros idiomas

 

10) O portal apresenta mapa do site? 

Sim

Não

Outro:

 

Conteúdo geral

11) As informações e serviços estão localizados na primeira página? 

Sim, tanto as informações quanto os serviços

Apenas os serviços estão localizados na primeira página

Apenas as informações estão localizadas na primeira página

O portal não oferece serviços

Outro:

 

12) Toda informação é passível de cópia?

Ex.: Documentos pdf e de natureza semelhante permitem a cópia de trechos.

Sim

Não

 

13) Todas as páginas apresentam recursos de impressão amigável?

O texto, o conteúdo principal, nunca deve ser cortado ou de alguma forma prejudicado na impressão. Elementos não relevantes como banners e menus não necessitam aparecer

Sim

Não

Outro:

 

14) O preenchimento de dados nos formulários, quando existente, apresenta redundâncias ou questionamentos inapropriados ou muito extensos?

Utilize o espaço abaixo para descrever o formulário avaliado e as incoerências observadas. Em caso não apresentar incoerências, preencha com o X.

 

15) O portal faz uso de pop-ups?

Pop-ups são janelas de diversos tamanhos que abrem com avisos e publicidade

Sim

Não

 

16) O portal possui o link de notícias? 

Sim, na página inicial

Sim, mas não está na página inicial

Não

 

17) Qual a data da notícia mais antiga?

Utilize o campo "outro" para inserir a data (DD/MM/AAAA)

O portal não apresenta link de notícias

Outro:

 

18) Qual a data da notícia mais recente?

Utilize o campo "outro" para inserir a data (DD/MM/AAAA)

O portal não apresenta link de notícias

Outro:

 

19) O portal utiliza recursos complementares à informação textual?

Verificar na página principal

Imagem

Áudio

Vídeo

Outro:

 

20) Os arquivos de áudio e vídeo disponíveis para download oferecem a alternativa da descrição em texto?

A informação deve ser a mesma

 

Conteúdo específico

21) Existe link para receber informações online mediante cadastro (sistema push)?

Exemplo: http://www.tc.df.gov.br/web/site/tcdfpush

Sim

Não

 

22) O portal apresenta uma ferramenta para Consulta a processos e/ou documentos?

Verificar a existência de uma ferramenta que possibilite a consulta a processos e/ou documentos

Sim, para processos e documentos

Apenas para processos

Apenas para documentos

O portal não apresenta ferramenta para consulta a processos e/ou documentos

 

23) O portal informa quem são os responsáveis por cada um dos setores/departamentos dentro do órgão?

Orgão ou setor: Nome, email, telefone, página onde aparece a informação (identificar se é na página principal ou não)

 

24) O portal apresenta as seguintes informações para comunicação com o Tribunal:

   

Visível e de fácil localização

Difícil visualização e localização (fora da página principal)

Não apresenta

 

Endereço físico

 

 

Telefone de contato

 

 

Endereço eletrônico

 

 

 

25) O portal apresenta informações acerca de: 

Planejamento estratégico do tribunal

Obrigações dos Jurisdicionados/Agenda do Gestor

Legislação do TC (Lei Orgânica, Regimento Interno, Instruções Normativas, Resoluções e Portarias)

Legislação em geral (Constituição Federal/Estadual, Leis Federais; Leis Estaduais)

https://portal.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/det/det)" />Diário eletrônico (Exemplo: https://portal.tce.rs.gov.br/portal/page/portal/det/det)

Publicações do Tribunal

Outro:

 

26) O portal oferece serviços para os seguintes públicos alvo:

Cidadão

Órgãos jurisdicionados

Outro:

 

27) Quais serviços são oferecidos aos cidadãos na página inicial? Liste.

Se não forem oferecidos serviços para esse público alvo, preencha com um X

 

28) Quais serviços são oferecidos aos órgãos jurisdicionados? Liste.

Se não forem oferecidos serviços para esse público alvo, preencha com um X

 

29) Quais são os demais serviços oferecidos (não incluem nem os serviços oferecidos aos cidadãos nem aos jurisdicionados)? Liste.

Se não forem oferecidos serviços para esse público alvo, preencha com um X

 

30) O portal apresenta link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira do próprio tribunal contendo: 

Relatório de execução orçamentária e financeira

Relatórios de gestão fiscal

Relatório de atividades

Informações de licitações/contratos

Não apresenta link para acompanhamento da gestão fiscal/ financeira do Tribunal

Outro:

 

31) O portal apresenta link para acompanhamento de Gestão Fiscal/Financeira dos Jurisdicionados contendo:

Escrever no campo Outro a cidade escolhida

Informações relativas a receitas

Informações relativas a despesas

Outras informações (obras, saúde, educação, licitações, etc...)

Não apresenta link para acompanhamento da gestão fiscal/financeira dos jurisdicionados

Outro:

 

Relação com o Cidadão

32) O portal apresenta link com Pesquisas de satisfação ou Enquetes eletrônicas sobre a qualidade dos serviços e informações prestadas?

Verificar na página inicial

Sim

Não

 

33) O portal apresenta opções de comunicação para o cidadão por meio dos seguintes links: 

   

Um endereço de email é oferecido

Um formulário é disponibilizado para preenchimento no próprio site

Não apresenta

 

Fale conosco (canal para solicitar informações)

 

 

Ouvidoria (canal para enviar suas sugestões, elogios, reclamações e denúncias)

 

 

 

34) O acompanhamento da solicitação feita por meio da ouvidoria pode ser feita online: 

Sim

Não

Não possui link para acompanhamento da solicitação

 

35) O portal apresenta algum instrumento para a medição do tráfego de usuários no site? 

Sim, apresenta o número de usuários online

Sim, apresenta um contador de acessos

Não

 

36) O portal apresenta espaço de debate público (comunicação bidirecional) utilizando-se das redes sociais? 

Chat

Blog

Twitter

Facebook

Não apresenta

Outro:

 

Transferência de arquivos

37) É possível baixar (fazer download) documentos via site?

Exemplo: Certidão negativa de contas

Sim

Não

 

38) O nome dos arquivos disponíveis para download estão de acordo com o conteúdo do documento?

Nomes genéricos como “planilha01” ou apresentação.ppt devem ser evitados. Nomes compostos devem ser separados por hífens “-“, nunca espaços em branco ou underscore. Utilize o campo outro para descrever o documento avaliado

Sim

Não

Outro:

 

39) Os documentos disponíveis para download informam o tamanho e o formato a serem baixados?

Utilize o campo outro para descrever o documento avaliado

Sim

Não

Outro:

 

40) O portal fornece indicador da progressão do carregamento do arquivo que está sendo baixado? 

Sim

Não

 

41) Os arquivos disponíveis para download podem ser abertos a partir de softwares gratuitos?

Utilize o campo outro para descrever o documento avaliado

Sim

Não

Outro:

 

42) Os arquivos para download estão disponíveis em quais formatos?

Utilize o campo outro para descrever o documento avaliado

PDF

ODT

XML

DOC

XLS

HTML

Outro:

 

Mecanismo de busca

43) Ao realizar a busca pelo nome tribunal no google, em que posição o site aparece referenciado? 

Ele aparece em primeiro lugar

Ele aparece na primeira metade da primeira página de resultados

Ele aparece na segunda metade da primeira página de resultados

Ele aparece na segunda página de resultados

Ele aparece na terceira página de resultados

Ele não aparece nas três primeiras páginas de resultados

 

44) O mecanismo de busca do portal apresenta resultados coerentes com a palavra/expressão pesquisada? 

Sim

Não

 

45) A ferramenta de busca permite erros de digitação ou oferece lista com sugestões de palavras mais próximas? 

Sim

Não

 

Segurança e Privacidade

46) O portal apresenta link na página principal sobre:

Termos de uso

Segurança

Privacidade

Não apresenta essas informações

 

47) Sempre que a instalação de um plugin se faz necessária, o portal avisa o usuário? 

Sim

Não

Não foi solicitada nenhuma instalação

 

48) O portal está disponível no domínio gov.br? 

Sim

Não

Não, mas a página apresenta outro domínio raiz ( .com.br, .org.br,...) e estes domínios servem como simples redirecionamento para o nome de domínio principal “.gov.br”

 

49) O portal possui https quando em áreas que exijam maior nível de segurança, como por exemplo ao preencher os dados pessoais em algum formulário? 

Sim

Não

 

Avaliação do feedback

50) A solicitação encaminhada foi respondida no prazo de cinco dias uteis?

Enviar pergunta (caráter geral): Solicitar informação sobre endereço e horário de funcionamento da Ouvidoria do TCU ou TCE ou TCM.