Quando a casa é local de trabalho


PorAnônimo- Postado em 22 setembro 2010

Algo que um dia foi considerado sonho se torna possível. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho (Sobratt), mais de um milhão de brasileiros estão fugindo dos escritórios e optando pelo trabalho em casa. Pesquisa mostra que além de proporcionar o aumento da produtividade, há uma diminuição da rotatividade de pessoal, reduz o estresse entre os funcionários, além de diminuir os gastos da empresa.
Mesmo demonstrada inúmeras vantagens, há resistência das companhias em adotar este modelo de trabalho, e são poucos os funcionários que estão preparados para trabalhar em casa. Aponta-se ainda que, as leis trabalhistas não foram elaboradas para este modelo e nem acompanham a evolução do mercado do teletrabalho havendo algumas dificuldades, por exemplo no que se refere a hora extra.
Há também barreiras culturais a serem superadas, não só em termos de tecnologia da informação, mas quanto a organização. É preciso treinar para trabalhar à distância muitas pessoas ainda tem medo de mudanças, solidão, dependência hierárquica e tendem a adiar tomadas de decisões quando não supervisionadas.

Fonte:http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/28684_QUANDO+A+CASA+E+LOCAL+DE+TRABALHO

Comentário:
Com o advento de novas tecnologias o que antes era inimaginável hoje toma forma, a pesquisa revela as vantagens que o mundo da informática vem proporcionando para um novo modelo de trabalho.
No Brasil o teletrabalho cresce em torno de 20% ao ano. É pela informática que pessoas usufruem do conforto de seus lares para executar suas atividades laborais, desvinculando-se das formalidades do ambiente corporativo e dos percalços da vida moderna.
Esta flexibilização exige do profissional determinação, disciplina e administração do seu tempo; quando observadas estas e outras características a produtividade tende a aumentar gerando maior satisfação pelo trabalho realizado.
Embora crescente a utilização desta tecnologia, muitas empresas ainda empenham-se em capacitar seus funcionários para dominarem esta ferramenta em sua própria casa, distante do local de trabalho.