Publicação: Representação do conhecimento por meio de mapas conceituais no domínio do T-governo


Porpaloma- Postado em 10 dezembro 2015

SANTOS, P. M.; ZANCANARO, A.; SANTOS, N. dos. Representação do conhecimento por meio de mapas conceituais no domínio do T-governo. Informática na Educação (Online), v. 18, p. 147-160, 2015.

Resumo: O termo ciência cognitiva começou a ser amplamente empregado a partir da década de 1970. Por meio do estudo das atividades mentais, a ciência cognitiva busca responder questões epistemológicas relativas à natureza do conhecimento, seus componentes, suas origens, seu desenvolvimento e seu emprego, utilizando-se de representações. A partir de um levantamento bibliográfico sobre as possíveis formas de representação de conhecimento, este artigo busca organizar o conhecimento concernente a um serviço de governo eletrônico a ser disponibilizado para o cidadão via TV Digital. Como resultado desta pesquisa, foi possível comprovar a eficiência dos mapas conceituais quando na organização e representação do conhecimento envolvido neste domínio de aplicação. Dentre as diversas vantagens apontadas para a utilização de mapas conceituais para este fim, a simplicidade de organização e entendimento da estrutura de conhecimento é certamente a mais evidente.