A proteção de dados pessoais na sociedade informacional brasileira: o direito fundamental a privacidade entre a autorregulação das empresas e a regulação protetiva do internauta


Porjuliawildner- Postado em 14 outubro 2015

Luiz Ernani Bonesso de Araujo, Larissa Nunes Cavalheiro

 

Resumo

Resumo: Este artigo expõe a temática da proteção de dados pessoais no atual contexto brasileiro, que em sua Constituição prevê a privacidade como direito fundamental a ser protegido, entretanto, no que se refere aos dados pessoais inseridos na Internet, o país ainda apresenta-se pautado na autorregulação, pois no presente há um Anteprojeto de Lei para tanto. Em decorrência dessa situação da sociedade informacional brasileira, que se discute o nível de proteção do internauta, que oscila entre autorregulação – empresas – e perspectiva de regulação – Lei. Utilizando-se dos métodos dialético e comparativo, observaram-se ambos os contextos referidos, quanto a consideração da informação do internauta, ora tratada como insumo do lucrativo mercado digital, ora como elementar do direito fundamental a privacidade, devendo, em ambos os casos, ser protegido.

Palavras-chave: Dados Pessoais; Regulação; Autorregulação; Proteção

Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/direitopub/article/view/16870

AnexoTamanho
a_protecao_de_dados_pessoais_na_sociedade_informacional_brasileira.pdf62.17 KB