Projeto de lei em tramitação nos EUA pode abrir espaço para a censura à internet

PorAnônimo- Postado em 23 novembro 2010

Está em tramitação no Congresso americano um projeto de lei, batizada como Combating Online Infringement and Counterfeits Act, que, se aprovada, dará ao governo dos Estados Unidos o poder de mandar bloquear qualquer site ou domínio que hospede conteúdo violando direitos autorais. Tal projeto visa reforçar uma lei do ano de 1994, chamada de Communications Assistance for Law Enforcement Act, que obriga as operadoras de telecomunicações e os provedores de internet e banda larga a cumprir ordens judiciais que exijam escutas telefônicas. O que se pretende agora é expandir o controle a gigantes como Google e Facebook.
Nos EUA, entidades defensoras da liberdade de expressão já iniciaram uma grita contra o projeto de lei, apresentado pelo senador democrata Patrick Leahy, do estado de Vermont. A Electronic Frontier Foundation (EFF), por exemplo, chegou a compilar uma lista de sites que terão de sair da rede se o projeto for aprovado. É o caso de páginas como o Rapidshare ou o Mediafire, que permitem uploads dos próprios usuários, ou blogs de MP3 e sites de remixes musicais.
O projeto de lei foi duramente atacado nos EUA pelo professor de Direito David Post, da Universidade de Temple. Ele escreveu que "se virar lei, o projeto alterará fundamentalmente a política americana sobre a expressão na internet, e criará um perigoso precedente com sérias consequências em potencial para a liberdade de expressão e a liberdade da internet global". Isso porque o projeto de Leahy prevê a ação do governo contra os domínios "mesmo que tal nome de domínio não esteja localizado nos EUA".
Fonte

Comentário

O projeto de lei em tramitação nos Estados Unidos da América evidencia que a liberdade na internet corre sérios riscos. Apesar de a defesa dos direitos autorais ser elencada como justificativa à relevância e urgência do projeto em questão, nota-se que as reais intenções do projeto se configuram na censura do conteúdo disponível na internet, desejada por poderosas empresas do setor que querem restringir seu uso por motivos econômicos e por governos que intentam controlá-la por motivos políticos. Se aprovada a lei, passaria a existir uma espécie de “lista negra”, em que supostamente se encontrariam listados sites que violariam os direitos autorais e que deveriam sair de circulação, como o Rapidshare ou o Mediafire.
Observa-se que tal tendência de colocar o controle da rede internet nas mãos do Estado vem se propagando de modo notório. No Brasil, inclusive, tramita um projeto de lei, conhecido, inclusive, como “AI-5 digital”, que representa um duro golpe na liberdade de expressão na internet.