Portal do Software Público disponibiliza sistema do MEC


Porvfjunior- Postado em 17 outubro 2012

 

 

Publicado em 16/10/2012

 

Brasília, 15/10/2012 - O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), será disponibilizado para toda a sociedade brasileira nesta terça-feira, 16, no Portal do Software Público Brasileiro (SPB). O sistema fornece a gestão integrada de funções administrativas, como a programação orçamentária, gestão de projetos e planejamento de metas. A cerimônia de adesão do sistema será realizada durante o Fórum Sulamericano de Líderes de Tecnologia da Informação de Governo.

 

A entrada do Simec no portal gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP) é uma demanda da administração pública federal. O sistema é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É no Simec que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades.

A partir de amanhã, a solução poderá ser usada por qualquer órgão do setor público. Atualmente, mais de dez órgãos do governo federal já utilizam a solução. A Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) utilizam a ferramenta para realizar o monitoramento de obras, por exemplo.

O secretário de logística e tecnologia da informação, Delfino Natal de Souza, acredita que a adesão do Simec ao modelo de soluções públicas irá melhorar a gestão dos órgãos. “Além de reduzir os custos com licença e cessão de uso de software, garantimos também que haja trabalho colaborativo para o desenvolvimento do sistema, o que evitará o retrabalho e agilizará as ações dos gestores”, explica.

SPB foi criado em 2007 para compartilhar programas de computador de interesse público, sem licenças que restrinjam seu uso ou o conhecimento pleno de seu funcionamento. Através de suas ferramentas, incentiva a criação de um entorno comunitário para cada um dos softwares nele disponibilizados: fóruns de discussão, página de notícias, conversas em tempo real entre os usuários (chat), ambiente para o desenvolvimento cooperativo do software com sistema de controle de versões, sistema de chamados técnicos e solicitações de novas funcionalidades.

Em 2012, o sítio comemora cinco anos de idade. Atualmente, o portal conta com 130 mil usuários, mais de 60 aplicativos, cerca de 500 prestadores de serviços. As soluções disponíveis no portal também são utilizadas por 15 países.

Fórum internacional

fórum tem como objetivo organizar e promover, através do compartilhamento de experiências, o intercâmbio entre os principais líderes das áreas de TI dos países da América do Sul, suas empresas ou entidades de representação. O tema central deste ano será “A Tecnologia da Informação como Suporte a Projetos Sociais e Serviços de Governo: A Visão do Governo e da Iniciativa Privada”.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.