Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: implementação, conhecimento e aspectos socioeconômicos sob a perspectiva desse segmento populacional

PorRoger Lamin- Postado em 24 novembro 2017

José Antônio Chehuen Neto
Geovane Mostaro Fonseca
Igor Vilela Brum
João Luís Carvalho Tricote dos Santos
Tamara Cristina Gomes Ferraz Rodrigues
Katia Rocha Paulino
Renato Erothildes Ferreira

Resumo

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra tem o objetivo de garantir a equidade na atenção à saúde para esse segmento populacional. Tal medida possui um caráter compensatório em virtude das discriminações raciais existentes ao longo da história do Brasil. A população negra apresenta maior vulnerabilidade social e econômica, o que reflete uma menor expectativa de vida e maior susceptibilidade a agravos. O objetivo do estudo é investigar o conhecimento da população negra acerca da política, seus potenciais benefícios e as dificuldades de acesso à saúde. Trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa. Foram realizadas entrevistas estruturadas com 391 indivíduos negros, usuários do SUS, da cidade de Juiz de Fora. A amostra foi estratificada de acordo com raça (preto e pardo), renda e escolaridade. Cerca de 90% dos entrevistados relataram desconhecer a existência de uma política de saúde para a população negra e 53% declararam uma possível discriminação racial. Observou-se também associação positiva entre discriminação e menor escolaridade e renda. Apesar de desconhecerem a existência da PNSIPN, a maioria dos entrevistados aprovou seus objetivos, mesmo relatando a possibilidade de discriminação dela advinda.

Palavras-chave  Saúde pública, Grupo com ancestrais do continente africano, Política de saúde, Discriminação social, Opinião pública

AnexoTamanho
politica_nacional_de_saude_integral_da_populacao_negra_implementacao_conhecimento_e_aspectos_socioeconomicos_sob_a_perspectiva_desse_segmento_populacional.pdf182.79 KB