Política de Governo Eletrônico em Moçambique: um olhar na perspetiva de uma cultura de informação


Porjuliawildner- Postado em 08 julho 2015

Autores: Adelio Dias, Marta Macedo Kerr Pinheiro

Resumo

Introdução: Reflexão à possibilidade do uso da cultura de informação na política de governo eletrônico em Moçambique, considerando a situação sociocultural do país.

Objetivo: Discutir a pertinência do conceito de cultura de informação na formulação e implementação da política de governo eletrônico em Moçambique, enquanto subdomínio da política de informação.

Metodologia: Revisão de literatura.

Resultados: No panorama moçambicano não há explicitação da informação governamental que norteia os seus programas e ações, particularmente o projeto de governo eletrônico, e existe certa fragilidade de recursos e estruturas de informação, reiterada pela ausência da inclusão, nas políticas públicas de informação, dos aspectos inerentes às realidades socioculturais de Moçambique.

Conclusões: A cultura de informação constitui um dos fatores preponderantes para o sucesso da implementação da política de governo eletrônico, bem como a facilitação da apreensão por parte dos cidadãos, devendo, nesse sentido, direcionar a construção de políticas de informação.

DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p60

AnexoTamanho
politica_de_governo_eletronico_em.pdf152.55 KB