Participação Popular nas Ação do Governo


Poredson- Postado em 20 março 2013

Fala-se de governo eletrônico e dentro deste grande guarda-chuva há, entre outros conceitos, três que estão cada vez mais em destaque, sendo: e-participação, e-cidadania e e-democracia. Estes três conceitos remetem a participação da população nas ações do governo dentro de uma vertente de atuação profícua.

Contudo, a participação da população, nas ações do governo, precede ter conhecimento dessas ações, que são capitaneadas pelo governo. Há necessidade de conhecer as ações do governo, ou melhor, de conhecer o planejamento governamental, pois é por meio do planejamento que o governo elenca suas principais políticas, os objetivos, as diretrizes, as metas e as ações para satisfazer a sociedade. Este conhecimento é fundamental para saber o momento oportuno de se manifestar, caso contrário a participação se torna reativa (crítica sem envolvimento) ao invés de proativa (sugestão com envolvimento).

Desta forma, é de fundamental importância que o cidadão conheça três fundamentais instrumentos para o planejamento, seja o planejamento na esfera Federal, Estadual ou Municipal. Os instrumentos são o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

Entretanto, o cidadão necessita ter acesso rápido e fácil aos conhecimentos sobre a elaboração destes instrumentos, para ter possibilidade de participar.

Para auxiliar na absorção destes conhecimentos, de forma mais acessível e pratica, o Senado Federal criou vídeos que explicam o planejamento de forma bem didática, com linguagem acessível e empregando analogias com o dia a dia do cidadão (Site: http://www12.senado.gov.br/orcamentofacil#).

Aqui serão postados nove (09) vídeos em quatro (04) postes sobre os instrumentos de planejamento para uma gestão pública com efetividade, eficiência e eficácia.

 

O primeiro vídeo é sobre a importância do orçamento.

O segundo vídeo é sobre quando falta orçamento.

O terceiro vídeo é sobre sistema brasileiro de orçamento.