Participação eletrônica e suas relações com governo eletrônico, efetividade governamental e accountability

Porcarlos2017- Postado em 18 setembro 2017

Lamartine Vieira Braga
Ricardo Corrêa Gomes

Resumo: No alvorecer do século XXI, os modelos tradicionais já não conseguem dar respostas satisfatórias às demandas da sociedade, precipitando uma nova reinvenção do Estado. Esse período corresponde, por um lado, à emergência de modernas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ubíquas e interativas. Por outro lado, essa fase é marcada pela crescente fragmentação do poder estatal, em paralelo com o aumento proporcional de regimes democráticos no mundo. Nesse contexto, emerge a “Governança Responsiva”, modelo orientado por princípios de responsabilização, transparência e participação, no qual a efetividade se vincula a seu atributo-chave: a responsividade. Portanto, torna-se fundamental aprofundar o entendimento dessa mudança de paradigma, em particular no que tange ao papel desempenhado pelo governo. O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre a participação eletrônica e três aspectos-chave: governo eletrônico, efetividade governamental e responsabilização dos agentes públicos (accountability). Para tanto, lançou-se mão de uma abordagem dedutiva e objetiva da qual derivou uma estratégia de trabalho de natureza quantitativa, com emprego do método de análise bivariada denominado correlação linear de Pearson. Em suma, constatou-se que altos índices de desenvolvimento do governo eletrônico estão correlacionados a altos índices de participação eletrônica. Além disso, verificou-se que quanto mais elevado o nível de participação eletrônica, mais elevado o nível de efetividade governamental e também de responsabilização dos agentes públicos.

Palavras-chave Gestão pública; Participação eletrônica; Governo eletrônico; Efetividade governamental; Responsabilização dos agentes públicos

Fonte:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302016000300487&lang=pt

AnexoTamanho
participacao_eletronica_e_suas_relacoes_com_governo_eletronico_efetividade_governamental_e_accountability.pdf907.52 KB