Os Reflexos da Pirataria no Mercado de Trabalho

Porjupadova- Postado em 17 maio 2013

A maior parte das pessoas que possuem acesso à internet nos dias de hoje efetua downloads de imagens, musicas, filmes, softwares, entre outras formas de arquivos. Acontece que, apesar de o senso comum indicar uma normalidade nesses atos, deve-se manter em mente que baixar arquivos não permitidos pelo autor é crime. Levando-se em conta que, cada vez mais vemos um aumento na velocidade das conexões, e que cada vez mais gente entra no mundo da internet, o prognóstico é que a pirataria deva aumentar cada vez mais levando à um impacto cada vez maior na economia e em algumas relações sociais.

Esse acesso ilegal às informações, também conhecido como pirataria, pode acarretar enorme impacto econômico e social, com a perda de bilhões de euros e o desemprego de milhares de pessoas.

Uma pesquisa da TERA Consultants, encomendada pela Câmara Internacional de Comércio, foca na questão da pirataria nas indústrias de música, filme, televisão e software na Europa. O estudo publicado pela consultoria de Paris mostra que 1,2 milhão de postos de trabalho pode desaparecer nos próximos cinco anos na União Europeia caso nada seja feito para reduzir os downloads ilegais. Informações mostram que essas indústrias - musical, televisiva, cinematográfica,etc - geravam 860 bilhões de euros e empregavam 14,4 milhões de pessoas em 2008. No mesmo ano, no entanto, tiveram um prejuízo de 10 bilhões de euros e demitiram 186 mil pessoas devido à pirataria.

Júlia Padova Cornelius