Os prejuízos da pirataria no Brasil


PorAnônimo- Postado em 13 junho 2010

"A pirataria de produtos e de marcas, no Brasil, está produzindo um efeito que a maioria dos cidadãos não percebe. Mas que foi registrada num estudo acadêmico [...]A venda de produtos falsificados se tornou uma forma de subsistência para muitos brasileiros, mas os lucros desse comércio ilegal são para poucos.
Já os prejuízos, de todo o país. Segundo o Ministério da Justiça, por causa da pirataria o Brasil deixa de criar dois milhões de empregos formais por ano."

Fonte: http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1442610-3586-631511,00.html.

Comentário:

A pirataria é um assunto polêmico que vem sendo discutido em larga escala atualmente. Quase a totalidade dos consumidores de produtos piratas afirmam consumir estes produtos por causa de seu baixo preço.
O problema, tratado também na notícia, é a falta de consciência da maior parcela da sociedade ao não prever os prejuízos a médio e longo prazo que podem retornar, de uma maneira ou de outra, contra elas mesmas. Sem dúvida, muitas consequências decorrem da pirataria. Podem ser citadas, o governo deixa de arrecadar impostos, gerando deficiências na prestação de serviços a população; os produtos piratas normalmente são de qualidade inferior ou ainda, contém substâncias tóxicas, colocando em risco a saúde das pessoas; esse comércio ilegal faz com que a criação de empregos fique prejudicada; decorrente do problema citado anteriormente, não se pode deixar de dizer que o desemprego muitas vezes está proporcionalmente ligado à criminalidade.
Apesar das consequências da pirataria acima citadas, é importante ressaltar a tamanha diferença nos preços dos produtos que muitas vezes ultrapassa os 1000%, diferença que torna possível o acesso por determinadas camadas da população a produtos que em condições legais só são adquiridos por camadas mais ricas da população. Por isso, conclui-se que deve haver uma tomada de consciência por parte da sociedade em geral, calculando não só as vantagens dos "produtos baratos", mas também os efeitos negativos de seu consumo. Além disso, é necessário também uma análise acerca da carga tributária incidente nos produtos e de outros fatores que majoram seu preço. Essas medidas fariam com que o consumidor, no momento de calcular as vantagens e desvantagens do produto pirata, optasse pelo original.