Os maiores hackers da história

Porpietrocarlo- Postado em 13 junho 2013

Minha reportagem fala sobre os maiores hackers da história.

O primeiro deles é Adrian Lamo. Foi o hacker mais famoso da década passada. Ele invadiu o sistema do jornal de The New York Times e pegou para si a lista de colaboradores. Em 2004 foi preso e declarou-se culpado também de invadir os sistemas do Yahoo, Microsoft e WorldCom. Em 2010 tornou-se renegado na comunidade hacker por ter denunciado o soldado americano Bradley Manning, analista de inteligência do exército americano que foi responsabilizado pelo vazamento de determinadas informações, inclusive vídeos sobre soldados atirando contra civis, da guerra do Iraque. Hoje é cumprimentado pelas pessoas que o criticavam por ser hacker e criticado por aqueles que o cumprimentavam e também trabalha como consultor de segurança para empresas.

O segundo hacker famoso é Albert Gonzalez, o qual teve uma vida milionária com festas, mulheres, carros e mansões, tudo graças as suas habilidades hackers. Com a ajuda de um programa criado por um amigo, ele conseguiu invadir os sistemas de lojas como 7-Eleven, roubou milhões de números de cartões de créditos e dados de clientes, assim vendia na internet os dados e fazia compras fraudulentas com esses cartões. O esquema de Gonzalez é considerado o maior esquema de fraude da história. Curiosamente, ele era ao mesmo tempo informante do Serviço Secreto Americano, seu trabalho era justamente combater hackers. Quando descoberto foi preso, recebeu uma pena de 20 anos de prisão, mas teve a pena reduzida em cinco anos com a alegação de que Gonzalez é viciado em computadores desde criança, além de ter abusado de álcool e drogas e ter também sintomas da síndrome de Aspenger, uma forma de autismo.

O terceiro deles é Fraçois Cousteix, um francês, que invadiu, nada menos, que a conta do Twitter do homem mais poderoso do mundo: o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Cousteix fez um programa que testa várias senhas até uma delas ser aceita, assim ele conseguiu acessar a conta de Barack Obama, Britney Spears e de serviços como Fox News e publicou até a estratégia do microblog Twitter diante da concorrência do Facebook. Com a invasão, ele acabou atraindo a atenção do FBI que ajudou a polícia Francesa a prendê-lo. Quando preso François disse que ele não era um hackers ou pelo menos era um hacker amável. Ele tem diploma de formação profissional em Eletrônica e se defendeu no julgamento alegando não ter destruído nenhuma informação e que o delito foi uma ação preventiva para alertar os internautas sobre a escolha das senhas de acesso. Acabou não convencendo o tribunal que aplicou-lhe uma pena de cinco meses de liberdade vigiada.