Ontologias e Técnicas de Inteligência Artificial
A aplicação de ontologias está cada vez mais utilizada em diversas áreas, principalmente para a recuperação de informações, nas bibliotecas digitais, em comércio eletrônico, nos sistemas multiagentes e tem ainda ampla utilização nos sistemas de engenharia de gestão do conhecimento.
O Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC) do Programa de Engenharia em Gestão do Conhecimento (EGC) da UFSC desenvolveu o OntoKEM com a participação dos professores José Leomar Todesco e Fernando Álvaro Ostuni Gauthier, dos doutorandos Sandro Rautenberg e Rafael Speroni e dos graduandos Polite Lottin e Cleiton E. J. Duarte.
A ferramenta tem apoiado em projetos de pesquisa e em atividades de ensino de graduação e pós-graduação de professores e alunos do EGC e o doutorando Aírton José Ruschel apresentou uma aplicação desta ferramenta na palestra proferida sobre Uma ontologia para a Justiça: processos penais de crimes contra a vida.
Foi possível se obter uma boa noção sobre a contribuição dos sistemas informatizados baseados em ontologias para otimização dos trabalhos do judiciário, de forma que o tempo de tramitação dos processos possa ser reduzido - uma eterna questão a ser saneada - como diz o ditado: "a justiça tarda mas não falha". Tais sistemas são muito úteis também para auxílio sobre questões de "falhas" na justiça, que ocorrem ainda com bastante frequência, pois os sistemas baseados em ontologias são ferramentas para a recuperação de informações de qualidade, e muito úteis para auxiliar os juízes nos processos de tomada de decisão sobre a sentença a ser proferida.
Veja mais em:
http://ontokem.egc.ufsc.br/