O PROJETO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DE GRUPO DE UMA COOPERATIVA POPULAR


PoreGov- Postado em 05 março 2011

Autores: 
LISNIOWSKI, Simone Aparecida

Artigo retirado da internet: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/view/7054/5030
Acesso em: 05 out. 2009.

Este trabalho analisa a construção da identidade de grupo de uma
cooperativa popular na cidade de Curitiba, Brasil. A pesquisa de campo, realizada
em 2003, está baseada na história de vida relatada pelos fundadores da
cooperativa, e procurou responder como eles constroem sua identidade de grupo em
uma experiência de autogestão. Este trabalho ressalta o processo de formação da
identidade, o crescente conflito entre as identidades previamente construídas e as
identidades em construção do grupo, que gera o seguinte impasse: a prática interna
da cooperativa é solidária, mas sua relação com o mercado é de competitividade.
Isto porque, quanto mais frágil a identidade do grupo que forma uma cooperativa,
mais susceptível ele estará aos valores e relações de poder do mercado,
internalizando a ética do capital e perdendo seu caráter solidário e seus valores
cooperativos. Este estudo entende que a busca de uma transformação social
modifica os sujeitos nela envolvidos e portanto as identidades formadas a partir da
experiência subjetiva na prática cooperativa. A análise sugere que, quando os
grupos divergem em torno da missão central do projeto da cooperativa, torna-se
difícil manter a coesão em torno do projeto inicial. Pode-se observar que dois tipos
de projetos estão sendo negociados: o projeto que enfatiza a inclusão social de
todos os membros, e aquele que enfatiza a inclusão da cooperativa no capitalismo
por meio da adoção dos valores de produção e crescimento econômico.

AnexoTamanho
32632-39965-1-PB.pdf107.5 KB