O Programa de Incentivo à Inovação como mecanismo de fomento ao empreendedorismo acadêmico: a experiência da UFJF

PorRoger Lamin- Postado em 24 novembro 2017

Eduardo Gonçalves
Inaiara Cóser

Resumo

Esse artigo aborda a experiência do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica (PII) como mecanismo de aceleração do empreendedorismo acadêmico, por meio do estudo de caso da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Enfatizam-se os vínculos entre oferta científica e tecnológica da Universidade, medida por artigos publicados e depósitos de patentes, e potencial de empreendedorismo acadêmico. Destaca-se a necessidade de aprimorar os mecanismos de geração de inovações e empresas de base tecnológica de origem acadêmica e transferência tecnológica com base em experiências pioneiras como a do PII de Minas Gerais.

Palavras-chave especialização científica, empreendedorismo acadêmico, Programa de Incentivo à Inovação, UFJF

AnexoTamanho
o_programa_de_incentivo_a_inovacao_como_mecanismo_de_fomento_ao_empreendedorismo_academico_a_experiencia_da_ufjf.pdf409.37 KB