O papel da usabilidade percebida na confiança de leilões online


Porjuliawildner- Postado em 23 novembro 2015

Eduardo Torres-Moraga, Cristobal Barra

Resumo

Embora seja considerado que a usabilidade do website é uma das variáveis-chave na formação da confiança dos usuários, esta relação não tem sido profundamente analisada no que diz respeito ao seu efeito direto ou mediado. Dentro deste contexto, propõe-se que a usabilidade influi sobre a confiança, porém não de maneira direta, mas sim através da satisfação, com esta última atuando como variável mediadora. O presente estudo foi realizado no caso específico de websites de leilões, que representam um mercado em crescimento e que se encontram no auge entre os serviços oferecidos por meio da Internet na América Latina. Depois de testar a unidimensionalidade, confiabilidade e validade das escalas de medida, foram contrastadas as hipóteses por um modelo de equações estruturais e uma estratégia de modelos rivais.

Palavras-chave

Usabilidade; confiança; leilões por Internet; arremates online; satisfação
 
Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rae/article/view/30927
AnexoTamanho
o_papel_da_usabilidade_percebida_na_confianca_de_leiloes_online.pdf308 KB