O Novo Profissional


Porleticiapoggi- Postado em 16 abril 2013

 

 

 

 

http://www.istoe.com.br/reportagens/196912_O+PROFISSIONAL+QUE+O+MERCADO+QUER

A notícia acima traz o perfil do novo profissional que o mercado de trabalho do século XXI busca. Toda a dinâmica acerca deste está sendo revista. O mercado não mais demanda aquele trabalhador que se limita ao seu diploma, ele agora busca um profissional criativo, empreendedor, colaborador e que, acima de tudo, não se canse de aprender. E não é só o mercado que está mudando, os profissionais também. Na geração dos recém-formados isso fica bem nítido: a grande maioria sonha em ter sua própria empresa, em não seguir horários rígidos e fixos e ter espaço para usar de sua criatividade.

Nesse novo cenário todos os conhecimentos ganham valor. Trabalhos voluntários, vivências próprias, autoconhecimento.  É importante um empregado que tenha uma visão de mundo, que tenha experiências e informações que não podem ser buscadas na internet.

Ainda há o destaque para o home-office que ganha terreno especialmente em cidades grandes. Ele fornece ao trabalhador qualidade de vida, evitando o stress comum no trânsito, além de aumentar assim o tempo disponível do funcionário – visto que estes podem perder até duas horas por dia nos engarrafamentos - e reduzir custos.

A notícia ainda destaca as principais forças que estão moldando o trabalho e, claro, seus profissionais. Dentre elas estão: a tecnologia, globalização, mudanças demográficas, preocupações ambientais e as tendências de comportamento humano.

A tecnologia mudou radicalmente tanto o mercado de trabalho como os profissionais. Ela gerou a substituição de diversos empregos pelo uso de máquinas e com isso o aumento da produtividade, além do fácil acesso às informações.

Quanto à mudança demográfica, esta se refere ao aumento na população mundial e ao aumento da expectativa de vida que ocasionaram não só um aumento no mercado consumidor como também na oferta de mão de obra. Já as preocupações ambientais vêm a implementar novas formas de produzir, consumir e até mesmo de pensar. Em relação às tendências do comportamento humano, as famílias serão cada vez menores e a atenção e o tempo despendido elas será cada vez mais valorizado. Diante disso, trabalhar em casa além das vantagens já apresentadas ainda será uma opção de bem-estar.

É lógico que toda essa mudança não ocorrerá em apenas um sentido. As empresas também terão de se adaptar. Para tanto será necessário que elas cedam mais liberdade aos profissionais, permitam que estes criem e produzam sem serem estafados. A notícia ainda traz outra opção: a “opt-out”. Ela seria uma prática através da qual os trabalhadores de certa empresa não tem necessariamente seguir a trilha convencional de subir na hierarquia.  É preciso que as empresas que queria manter seus talentos os reconheçam e os valorize.

Diante desse novo perfil, a legislação trabalhista brasileira se encontra atrasada. Ela não prevê muitas das situações encontradas nesse novo funcionamento do mercado de trabalho. É, preciso, portanto, a sua modernização. Enquanto isso não ocorre, os empregadores se usam de brechas.

A notícia nos permite ver que a relação entre as mudanças no mercado de trabalho e nos profissionais ocorre de forma recíproca. Enquanto as empresas exigem novas qualidades e capacidades em seus futuros empregados; os profissionais qualificados buscam melhor qualidade de vida e benefícios nas empresas. Acredito que essa dinâmica ainda tem muito oferecer, e cada vez mais as empresas terão funcionários mais lucrativos e produtivos enquanto os trabalhadores terão acesso a mais regalias.

Vale, entretanto, ressaltar que esse profissional buscado é diferenciado. Com o acesso as tecnologias, ter as informações que todos têm acesso não mais é valorizado. Não adianta ter determinado conhecimento, é preciso aprender a usar esse conhecimento de forma diferenciada da grande maioria. É diante disso que vemos, por exemplo, tantos jovens que nem ao menos se formaram na faculdade e já são milionários. Eles pensam de maneira empreendedora e buscar ofertar aquilo que ninguém ainda pensou em ofertar, ou o fazem de maneira única. Acredito que este seja o novo caminho do sucesso profissional.