O jogo da cerveja e a árvore do conhecimento.


Porcandia- Postado em 21 julho 2011

Em seu livro A quinta disciplina, Peter Senge (Senge, 1990) utiliza-se do pensamento sistêmico para transformar empresas em organizações que aprendem (learning organizations).

 

Como primeiro passo para evidenciar deficiências de aprendizado, Senge propõe a utilização de um experimento de laboratório: um microcosmo controlado de como as organizações funcionam. Tal microcosmo é o jogo da cerveja, uma simulação de um sistema de produção/distribuição (supply chain) de uma marca de cerveja. Nesta simulação, o objetivo é o gerenciamento para a maximização de lucro e existem apenas três personagens - o varejista, o atacadista e o diretor de marketing.

 

Ao descrever as interações que acontecem em relação a um caso específico (uma pequena marca de cerveja chamada “Lover’s Beer”), Senge mostra o desenvolvimento de uma situação conhecida como efeito chicote. Nesta situação, um efeito cascata leva o sistema de produção/distribuição a entrar em colapso. O fato interessante é que, em geral, a mesma situação acontece regularmente em diferentes execuções desta simulação. A repetição do problema em momentos distintos - e com alunos distintos - sugere que o problema não depende do grau de conhecimento dos envolvidos, mas da estrutura em si.

 

Ao citar a estrutura, Senge, embora sem esta clara intenção, evoca as idéias de Maturana e Varela sobre estrutura e organização e, principalmente, autopoiese. Ao analisarmos, vemos que estes conceitos aplicam-se perfeitamente a esta situação.

 

Temos a estrutura e a organização evidenciadas pelos personagens e seus relacionamentos, respectivamente, e dada a mesma organização, um problema que emerge de forma espontânea - ou autopoiética. Desta forma encontramos, em Senge, mais evidências de que as idéias da “Árvore do Conhecimento” aplicam-se não só ao surgimento da vida em si, mas até mesmo a processos regidos por relacionamentos humanos.

 

Referências:

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: PalasAthena, 2001

SENGE, P. The 5th Discipline: the art and practice of the learning organization. Ed. Doubleday/Currency. 1990.