Pormarina.cordeiro- Postado em 28 maio 2012

OLIVEIRA, Camila Maria de Souza

OLIVEIRA, Camila Maria de Souza. O impacto da emenda nº 66/2010 sobre o sistema binário de dissolução do casamento no Brasil. Monografia. Graduação em Direito. Universidade Federal de Santa Catarina. 2011.

O IMPACTO DA EMENDA Nº. 66/2010 SOBRE O SISTEMA BINÁRIO DE DISSOLUÇÃO DO CASAMENTO NO BRASIL - Camila Maria de Souza Oliveira
Monografia submetida à Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do título de bacharel em Direito.
Professora Orientadora Renata Raupp Gomes.
FLORIANÓPOLIS, 2011.

RESUMO: Este estudo monográfico, submetido à Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do título de Bacharel em Direito, consiste em uma abordagem da evolução do sistema binário de dissolução do casamento no Brasil, de modo a analisar sua antiga constituição no ordenamento pátrio e as mudanças ocorridas ao longo do tempo, a medida em que os valores e princípios da sociedade brasileira foram se amoldando à persecução do bem estar dos indivíduos e à dignidade da pessoa humana. Analisa-se também a evolução do instituto da família em nossa sociedade, e, ao passo que sua estrutura e finalidade sofrem um grande alargamento e flexibilização, resta indispensável a reconfiguração das disposições legais acerca da dissolução do casamento. Por fim, realiza-se um estudo acerca da Emenda Constitucional nº. 66/2010, bem como seus impactos sobre o antigo sistema binário de dissolução do casamento e a nova ordem constitucional acerca do divórcio, que altera, de modo revolucionário, o instituto do divórcio no Brasil, pondo fim às amarras históricas e religiosas que caracterizavam nosso ordenamento jurídico.
Palavras-chave: dissolução do casamento; sistema binário; divórcio; separação; família; Emenda nº. 66/2010.
AnexoTamanho
monografia_minha.pdf564.84 KB