O Governo Electrónico, a sua aposta em Portugal e a importância das Tecnologias de Comunicação para a sua estratégia.


PorCarla Casas- Postado em 13 agosto 2016

Resumo: A sociedade de informação aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) assume hoje um papel de relevo na economia. Estas devem ser entendidas como uma oportunidade clara de modernização e de geração de riqueza para os seus utilizadores. A Administração Pública necessita obrigatoriamente de aproveitar esta oportunidade para se modernizar e incentivar a proximidade para com os cidadãos. Para isso, necessita de estar apta a oferecer serviços públicos mais eficientes, menos burocratizados e de melhor qualidade. O termo Governo Electrónico constitui um conceito recente. Os seus principais benefícios são a melhoria da eficiência, conveniência e acessibilidade de serviços públicos. Portugal, nos anos mais recentes, tem feito uma aposta clara na modernização da Administração Pública e no seu relacionamento com a sociedade promovendo uma melhoria de qualidade de vida dos cidadãos e a competitividade das empresas. Actualmente, o Governo Electrónico é visto como um processo estratégico para melhorar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública, contribuindo decisivamente, a par disso, para a sua modernização. A implementação do Governo Electrónico, é assim vista como uma medida importante para promover a cidadania, impulsionar a mudança das organizações públicas, disseminar a tecnologia e fomentar a integração de sistemas e processos com vista à inclusão digital. Esta tem sido uma aposta clara de Portugal nos últimos anos que foi reforçada significativamente pelo XVII Governo Constitucional, através do Plano Tecnológico.

No entanto, ainda existe um longo caminho pela frente, onde o desafio deverá incidir na aposta no conhecimento e na criação de um Ambiente Intelligence que proporcione uma maior eficiência e eficácia. Este conceito começa a ser designado por kGovernment. Portugal está claramente a dirigir-se nesse sentido.

 

Referência: MATEUS, João Carlos. O Governo Electrónico, a sua aposta em Portugal e a importância das Tecnologias de Comunicação para a sua estratégia. Revista de Estudos Politécnicos Polytechnical Studies Review 2008, Vol VI, nº 9, ISSN: 1645-9911.