O Diário do Administrador - Robert Denhart

PorLuiza- Postado em 03 dezembro 2012

O DIÁRIO DO ADMINISTRADOR-ROBERT DENHART

SEÇÃO I – EXPERIÊNCIA EXTERIOR

Durante a disciplina, vários tópicos foram abordados, conceituais e práticos, informações estas repassadas pelos professores da disciplina (Prof. Dr. Aires José Rover e Prof. Dr. Denilson Sell), por palestrante convidado (Prof. Roberto Pacheco, Instituto Stela), além das apresentações em grupos sobre: propostas de futuro artigo, Maturana e Varela, Robert Denhart, dentre outros artiguistas relacionados à temática Governo Eletrônico, com publicações na revista LEFIS/UFSC/Universidade de Zaragoza.

SEÇÃO II – REFLEXÕES E GENERALIZAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA EXTERIOR

Cada aula auxilia na contínua construção de conhecimento acerca do conteúdo trabalhado em aulas anteriores, incluindo discussões sobre aspectos correlacionados ao Governo Eletrônico, com destaque para o viés filosófico e político, além da conjectura sobre consequências atuais e futuras.

SEÇÃO III – EXPERIÊNCIA INTERIOR

Embora já tivesse conhecimento sucinto sobre termos como G2C, G2G e G2B, vistos durante a graduação, somente neste trimestre tive a oportunidade de cursar a disciplina isolada de Governo Eletrônico na UFSC, sendo esta a primeira disciplina cursada a nível de pós-graduação: Mestrado.

SEÇÃO IV - REFLEXÕES E GENERALIZAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA INTERIOR

Quando vistos na graduação os termos de G2G, G2B e G2C causaram num primeiro momento perplexidade, devido a dimensão do que contemplaria o Governo Eletrônico, e pelos potenciais serviços a serem abrangido – relações com outros governos, com empresas e com os cidadãos. Na época, considerava que o Governo eletrônico seria o futuro eminente. Contudo, não houve maiores aprofundamentos no conteúdo para análise de técnicas necessárias, estudos de casos, por não serem parte integrante da ementa de nenhuma disciplina da graduação.

Na UFSC, ao cursar a disciplina de Governo Eletrônico, além de perceber o nível de exigência da pós-graduação, com a quantidade de leitura cobrada quase que semanalmente; percebo a contínua construção de conhecimento acerca do macro conceito de Governo Eletrônico, e suas vertentes: G2G, G2B e G2C, incluindo a percepção da possibilidade do desenvolvimento e implantação de plataformas de governo eletrônico e das dificuldades técnicas e políticas existentes, destacando as identificação e previsão de consequências diretas e indiretas do Governo Eletrônico pelo governo brasileiro. Em aula, abre-se espaço para  debates filosófico, político e administrativo, destacando-se do último a área da educação e da segurança pública. O encaminhamento do conteúdo e das aulas na UFSC surpreenderam a esta jovem estudante, pois antes de cursar a disciplina tinha a ideia e que o conteúdo seria explanado de forma estritamente técnica, mas a disciplina foi além, o  que é bastante  positivo. O Governo Eletrônico é possível sim, mas para tanto há de se realizar contínuos investimentos (e para isso é necessário inicialmente vontade política) para que se torne uma realidade na plenitude da acepção do termo.