Notícia - Vírus nas redes sociais


Porfernanda marcon- Postado em 02 junho 2011

 

Notícia - Vírus nas redes sociais (05/05/2011)

Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI231055-15201,00.html

Notícia:

            Os cibercriminosos costumam ficar atentos às notícias: o aumento de interesse em determinado assunto é um prato cheio para espalhar pela rede programas maliciosos, os malwares. Um exemplo disso ocorreu poucas horas após o anúncio da morte de Osama Bin Laden, na madrugada de segunda-feira (02/05/11), quando a internet encheu-se delinks prometendo fotos e vídeos do terrorista. Todos falsos: quando clicados, esses links levam a sites que roubam os dados e senhas de quem os acessa ou levam ao download de vírus ao computador.
            Tradicionalmente, esse tipo de ataque era feito através de emails, mas há um tempo a atenção dos ladrões da web se voltou para as redes sociais.
            Conforme um levantamento da BitDefender publicado no fim de 2010, cerca de 20% dos usuários do Facebook tiveram links maliciosos postados no seu mural. Todo mundo que usa o site vê alguns desses, na forma de spams irritantes como, por exemplo, “descubra quem está visitando seu perfil” teve duas encarnações nos últimos meses, primeiro como uma app que postava automaticamente uma lista na seu mural, depois como uma outra que criava uma imagem e ficava adicionando marcadores dos seus amigos. Cibercriminosos aproveitam a relação de confiança entre contatos de uma rede social. Links com programas para roubar senhas podem estar escondidos no Twitter e no Facebook atrás de encurtadores de URL, como o bit.ly.

Análise:

            As redes sociais estão em alta, visto que são um ótimo meio de comunicação e entretenimento, onde é possível reencontrar amigos e até mesmo criar novas amizades. É raro encontrar pessoas que não possuam um perfil próprio, seja no Facebook, Orkut, Twitter, entre outras redes.
            Contudo, apesar dos benefícios, as redes sociais podem representar um perigo à segurança das informações de seus usuários, pois essas redes são, muitas vezes, vítimas dos cibercriminosos. Por causa da grande quantidade de usuários, esses criminosos invadem os dados de muitas pessoas com extrema facilidade.
            Por isso, é preciso ter cuidado ao fazer uso das redes sociais. Deve-se desconfiar dos links, principalmente dos encurtadores, mesmo que venham de amigos ou conhecidos, haja vista que podem ser armadilhas dos cibercriminosos. Além disso, muitos aplicativos também são inseguros e, portanto, os usuários não devem autorizar o acesso desses recursos a seus perfis. Outras medidas que podem ser tomadas para garantir a segurança das informações é manter seu browser sempre atualizado e instalar programas de segurança como antivírus eantispyware. No entanto, ter cautela ao utilizar, não apenas as redes sociais, mas a internet em geral, continua sendo a melhor medida para prevenir o vazamento de dados e informações.