Notícia - teletrabalho nos Estados Unidos em 2011


Porwilliammoura- Postado em 24 abril 2011

NOTÍCIA: (14/fevereiro/2011) 

Nesta semana começa nos EUA a Semana do Teletrabalho, ou Telework Week. A iniciativa é da Telework Exchange, organização criada por empresas e poder público para disseminar a prática do teletrabalho entre os americanos.

De 14 a 18 de fevereiro a ideia é defender a prática do teletrabalho e encorajar as pessoas e empresas a adotá-lo. Com uma inscrição no site da Telework Week e respondendo alguns questionários, pode-se identificar quanto você economizaria em custos de viagem e poluição gerada, além de se aprofundar mais e descobrir se seu modo de trabalho se adequaria ao teletrabalho.

Segundo dados da própria Telework Exchange, Mais de 14 mil pessoas já se inscreveram no site até hoje e, pelas contas, elas já economizariam juntas mais de US$ 1 milhão em custos diversos. Tendência? Longe disso. Os EUA mergulharão forte no teletrabalho em 2011. O presidente Barack Obama assinou em dezembro o “Telework Enhancement Act”, uma lei que estabelece seis meses para órgãos do governo aderirem ao teletrabalho com todo o amparo legal necessário. Aliás, agências federais americanas já confirmaram adesão nesta semana, como a NASA, justamente para testar o teletrabalho na prática.

 

ANÁLISE:


Nota-se que o uso do teletrabalho se faz principalmente nas sociedades mais bem organizadas como os Estados Unidos, pois um país como esse está interessado em gerar cada vez mais lucros para si e para os cidadãos que nele vivem, e uma das formas de fazer isso é adotando o teletrabalho, pois ele possibilita a continuidade do trabalho, só que desta vez em casa, podendo inclusive gerar mais produtividade ao envolvido por não precisar passar um tempo desnecessário no trânsito de uma sociedade desenvolvida como os Estados Unidos.

O fato dos Estados Unidos estarem mergulhando fortemente no teletrabalho em 2011 mostra o quanto o atual presidente do país, Barak Obama, ao ter assinado uma lei que estabelece seis meses para órgãos do próprio governo aderirem ao teletrabalho, já mostra o quanto os Estados Unidos querem e investem em novas formas de melhorarem a si próprios para estarem na frente dos outros países no mundo capitalista de hoje. Essa iniciativa dos Estados Unidos só de colocar o novo método de trabalho no próprio governo só mostra o motivo pelo qual ele é um país rico e desenvolvido: a coragem para testar novas formas de trabalho que poderão afetar (positiva ou negativamente, só o tempo dirá) todo o país e em maior escala todo o mundo por conta da globalização mundial.

Vale destacar o local em que se encontra o Telework Enhancement Act:

http://www.gpo.gov/fdsys/pkg/BILLS-111hr1722enr/pdf/BILLS-111hr1722enr.pdf