Notícia - Teletrabalho no Brasil: o exemplo da Gol (e quando chegará a nossa vez?)


Porfernanda marcon- Postado em 22 abril 2011

 

Notícia:

Teletrabalho no Brasil: o exemplo da Gol (e quando chegará a nossa vez?) (03 /07/ 2009)

         Uma nova modalidade de trabalho em casa começa a chegar em números maiores ao Brasil: é o teletrabalho de funcionários de grandes empresas. Consta que já há mais de 10 milhões de teletrabalhadores no Brasil, mas nosso exemplo de hoje é bem modesto: é o da Gol, que já tem 50 atendentes de telemarketing trabalhando diretamente a partir de suas casas, reduzindo custos e investimentos para a empresa, oferecendo oportunidades diferenciadas aos empregados, e servindo de exemplo para outras empresas que relutam em fazer o mesmo.                                                                                                                     
         A implementação dessa modalidade de trabalho trata-se de uma tarefa com bom número de desafios, incluindo os de ordem jurídica, tecnológica, de gestão e até psicológica, visto que muitas vezes é difícil para o gestor abrir mão de manter sob os seus olhos a força de trabalho.
       Contudo, o resultado final compensa o esforço, afinal é uma evolução natural de um mercado de trabalho que precisa se adaptar às dificuldades das grandes metrópoles, às questões ambientais e à natureza cada vez mais complexa das relações de trabalho e consumo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Análise:

         O teletrabalho, como mencionado na notícia, é uma evolução natural do mundo do trabalho, já que vivemos em uma sociedade de informação cada vez mais complexa, em que a tecnologia está em constante aprimoramento.
         Esse modo de trabalho à distância é uma ótima forma de reduzir custos para as empresas, haja vista que torna desnecessária a locomoção do trabalhador de suas casas até o escritório, a qual está cada vez mais complicada nas cidades, bem como dispensa as despesas com alimentação.
       Além disso, o teletrabalho é uma forma encontrada pelas empresas para promover a inclusão social, visto que pessoas com certas dificuldades como, por exemplo, mães que precisam ficar com os filhos e portadores de deficiência física têm mais oportunidades de emprego graças a essa modalidade de trabalho.
         Os teletrabalhadores também são beneficiados, pois ganham maior autonomia para a realização de suas tarefas e a possibilidade de estabelecer e controlar seu ritmo de trabalho.
       Já as dificuldades geradas pelo trabalho à distância são mais relacionadas ao controle que as empresas precisam manter sobre seus teletrabalhadores e também aos desafios jurídicos, isto é, ainda é preciso que sejam desenvolvidas maneiras mais eficazes de regulamentar a atuação dos teletrabalhadores, bem como sua integração com as outras atividades e funcionários da empresa.
       Sendo assim, o teletrabalho comprova que as novas tecnologias, em meio à sociedade de informação, não apenas podem causar a extinção de profissões comuns nos dias atuais e, por outro lado, a criação de outras, como também modificam as maneiras dos profissionais de realizar suas tar
efas.