Notícia - Tecnologia da Informação a serviço do Judiciário Federal – 27 de outubro de 2009

Porlarissacs- Postado em 10 outubro 2011

Que a virtualização dos processos no Poder Judiciário é uma realidade, todos sabemos. Os benefícios são indiscutíveis: maior agilidade, mais segurança, redução de despesas e preservação do meio ambiente. Mas geralmente não imaginamos os esforços empenhados nos bastidores para que isso seja possível. Na Justiça Federal no Ceará, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) reúne uma equipe de profissionais dedicados a desenvolver sistemas e soluções, garantir infraestrutura e segurança às informações e dar o suporte tecnológico para a informatização dos procedimentos judiciais e administrativos. Os investimentos na área de tecnologia da informação são fundamentais para a virtualização dos processos. O êxito dessa empreitada passa pelo binômio qualificação das pessoas e excelência tecnológica, tanto é assim que o CJF já destinou aos TRFs verbas expressivas e específicas para esse desiderato, destaca o Diretor do Foro, Juiz Federal José Parente Pinheiro.

Atualmente os principais softwares de gerenciamento de processos utilizados na JFCE são: Tebas (processos judiciais físicos), Cretas (processos judiciais virtuais), Fluxus (processos administrativos virtuais e físicos), SARH (informações de recursos humanos). Todos os servidores, magistrados, advogados e jurisdicionados que trabalham e fazem uso dos serviços da JFCE dependem direta ou indiretamente desses programas. Assim, o trabalho do NTI está presente em cada vara ou setor administrativo que compõe esta instituição.

(...)A mesma equipe desenvolve agora o modelo virtual para o Diário da Justiça Federal: o Diário Eletrônico. Seguindo recomendação do Corregedor-Geral do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a Seção de Sistemas está em fase de elaboração da ferramenta que transformará definitivamente a publicação do papel para a era digital. Atualmente as informações processuais são enviadas, através de boletins, de cada vara da JFCE para a Seção de Biblioteca. Esta reúne e organiza o material em um único documento oficial. Ocorre que esses boletins são repassados em diferentes formatos e todo o processo de composição é artesanal, o que gera demora e volume de trabalho. Mesmo com o contingenciamento do orçamento, o NTI tem sido o setor mais contemplado com investimentos, tais como: o desenvolvimento de programas; a contratação de serviços de atendimento ao usuário; a aquisição de equipamentos; treinamentos, afirma a Direção do Foro.

Com o Diário Eletrônico esse procedimento será mais rápido e seguro, convertendo as informações automaticamente em um formato padrão e utilizando chaves criptográficas, que garantem a inviolabilidade e autenticidade do documento. O Diário Eletrônico começará a funcionar em outubro de 2009 de forma simultânea ao formato em papel, isso ocorrerá até fevereiro de 2010 para que os usuários acostumem-se com a nova tecnologia. A partir daí apenas o formato digital será disponibilizado. Assim, a Seção de Sistemas trabalha constantemente na busca de soluções digitais para que os procedimentos na JFCE sejam modernizados e virtualizados com eficiência e segurança.

Análise: A Internet é uma tendência global que foi idealizada no seu princípio para estudantes e universidades, a fim de auxiliar no ensino. Hoje é uma ferramenta que dispõe de tudo, a todo momento e para qualquer pessoa que tenha condições para se conectar. São inúmeras as facilidades e benefícios oferecidos, mas também é crescente o aumento das fraudes virtuais e são constantes os ataques a sites importantes, como de bancos e e-mails, serviços esses que podem se tornar uma dor-de-cabeça se não forem bem utilizados e protegidos.

Os investimentos em segurança virtual no Judiciário afetam diretamente a qualidade de atendimento e diminuem consideravelmente o tempo de duração dos processos em razão das práticas e recursos tecnológicos utilizados na tramitação desses. Assim, os sistemas e serviços utilizam identificação e senha para ter-se o acesso, garantindo a confidencialidade. A tecnologia de certificação digital aumenta a segurança dessas informações.

Para que a utilização dessas novas tecnologias seja bem-sucedida, é fundamental possuir profissionais que garantam o funcionamento eficiente dessas máquinas e sistemas. Porém, de nada adianta ter uma estrutura de segurança da informação de última geração se os usuários, aqueles com mais interesse nisso, não tem consciência do que acontece e não participam desse processo.