Notícia: Sebrae/RO lança plano de segurança da informação e intranet
Localização
[...] Sebrae/RO fará o lançamento de seu Programa de Segurança da Informação [PSI], que estabelece critérios de uso para os recursos da Tecnologia da Informação através de diretrizes estabelecida por um comitê gestor.
[...] O documento propõe aos colaboradores do Sebrae [...] a racionalização no uso dos recursos de tecnologia da informação e comunicação da instituição.
“Esse plano estabelece melhores práticas, padrões e recomendações na política de uso aplicáveis nos recursos de tecnologia da informação”, diz Fernando Dias dos Santo [...] Segundo Fernando, “o PSI se aplica aos usuários do sistema Sebrae [...] que utilizam os recursos de tecnologia da informação e comunicação, como o serviço de correio eletrônico, internet, videoconferência, telefonia móvel e fixa, além de computadores e notebook da instituição.
[...]além de gerar melhor comunicação, também criam-se desafios porque seu conteúdo – opiniões, informações etc. – acabam expondo os profissionais e também as empresas. [...]se não houver um monitoramento, um controle e definição de limites, corre-se o risco de se cometerem equívocos que podem levar os responsáveis a responder processos judiciais. [...]
[...] será apresentada também a Intranet do Sebrae, ferramenta que auxilia na comunicação interna da instituição. O sistema pode ser utilizado para divulgar notícias das unidades, agenda de colaboradores e quaisquer outros eventos, além de permitir o acesso aos softwares corporativos como o sistema de atendimento da instituição.
A proposta [...] é melhorar a comunicação interna e divulgar as atividades das unidades dentro da empresa, conectando a sede aos escritórios regionais do Sebrae. Isso fará com que tenhamos uma comunicação mais integrada e ágil, o que resulta na melhoria do atendimento aos clientes externos, os empresários de micro e pequenas empresas. [...]
Reflexão:
Atualmente a questão de segurança na internet está em alta. Com a crescente informatização da sociedade, cada vez mais é necessária a adoção de critérios que limitem seu uso em certas situações – como em uma empresa, por exemplo. A internet já é uma ferramenta essencial de comunicação no meio empresarial – disso ninguém tem dúvidas – porém seu uso muitas vezes é deturpado, visto que com sua utilização sem nenhum controle ou limitação, muitas opiniões pessoais, e inclusive dados confidenciais, acabam sendo divulgados na rede, frutos de descuido, hakeamento ou até mesmo má fé. Por isso um monitoramento – e até mesmo a criação de uma intranet – vem a contribuir para um uso mais consciente e seguro da internet. A intranet, além disso, pode proporcionar uma nova forma de comunicação interna, sendo mais ágil e eficiente – como podemos perceber no exemplo do Sebrae.
- Se logue para poder enviar comentários
- 1617 leituras
-