Notícia - Quatro entre dez educadores desconhecem canais de denúncia de crimes na internet

Pormfs- Postado em 15 junho 2012

Cerca de 40% dos educadores não sabem como nem onde denunciar crimes cometidos na internet, aponta uma pesquisa inédita divulgada pela Safernet para marcar o Dia da Internet Segura, que será realizado nesta terça (8). Foram entrevistadas 966 pessoas que trabalham nas redes pública e particular em quatro estados do país.

Apenas 15% dos entrevistados sabiam da existência do site denuncie.org.br, mantido pela Safernet, e outros 12% disseram que procurariam uma delegacia para denunciar crimes cometidos na internet.

A pesquisa apontou ainda que metade dos educadores considera que as atuais medidas de proteção de crianças disponíveis na internet são insuficientes. Quase 70% deles igualam o perigo dos riscos online ao existente em outros espaços públicos frequentados pelos seus alunos.

Além disso, os educadores reconhecem que é urgente trabalhar questões ligadas ao uso ético da internet (55%), embora não tenham subsídios para realizar essa discussão em sala de aula. Isso porque a pesquisa mostra que quase 30% dos entrevistados informaram não ter nenhum recurso para tratar do tema com os alunos.

“Há uma carência de materiais para que educadores abordem o uso seguro da internet em sala de aula”, reforça Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da Safernet. A maioria dos entrevistados (79%) disse ainda que gostaria que existisse um canal online para tirar dúvidas sobre o tema.

A organização não-governamental concluiu que o uso ético das tecnologias precisa ser incorporado aos currículos escolares. A prática deve ocorrer de forma simultânea à inclusão digital dos alunos, educadores e pais. “É importante que o jovem entenda que a internet não é uma terra sem lei”, alerta Nejm.

Reflexão

Devido ao tradicionalismo, à rigidez ao tema, a velocidade de mudanças tecnológicas e aos novos meios para perpetuação criminosa, há um nítido desconhecimento tanto por parte dos operadores do direito, como também pelos educadores quanto à “nova” matéria envolvendo crimes virtuais. Como a notícia demonstra, uma grande parcela dos educadores não tem NENHUM recurso sobre o tema. Com essa lacuna na educação, grande parte dos adolescentes se portam como se a internet fosse uma terra sem lei, onde não existe punição para os atos.

Soma para esse pensamento errôneo os poucos casos investigados e trazidos à luz da justiça. Grande culpa por parte do desconhecimento do próprio operador do direito quanto à possibilidade, em alguns casos (crimes comuns), da aplicação da lei penal vigente aos delitos.

Sobre a legislação, é notório que o legislativo não acompanhou, nem acompanha as mudanças dos meios utilizados para a pratica de crimes proporcionado pelas novas tecnologias, devido, principalmente, a alta velocidade de inovações tecnológicas, incompetência e despreparo do legislador sobre o tema.