Notícia - Por que somos contra a propriedade intelectual?


Pormatheusbrat- Postado em 22 novembro 2012

    A noticia "Porque somos contra a propriedade intelectual" publicada no site Midia Independente inicialmente traz ao leitor uma contextualização histórica do surgimento da Propriedade Intelectual demonstrando que a mesma foi criada como um estimulo ao autor para continuar a criação do mesmo. Porém o motivo deste estimulo é o "bem do publico". O que nos traz a uma situação complexa já que a não existência de propriedade intelectual poderia desestimular os criadores mas a existência da mesma dificulta o acesso a estes conteúdos o que se contradiz que o estimulo é necessário para o bem do publico.

    No decorrer do texto o mesmo avança no tempo trazendo momentos históricos onde a extensão da duração da propriedade intelectual foi discutida. Posteriormente no texto o mesmo traz informações sobre Copyleft e traz casos de sucesso como o GNU/Linux que possui uma licença aberta e permite que a mesma seja distribuída gratuitamente e também modificada e funciona muito bem. Neste a sociedade participa no seu desenvolvimento por um bem comum e não com um pensamento egoísta onde o principal beneficiado é o autor, até porque existem diversos autores e não somente um.

    Analisando o texto resta a pergunta se o beneficio monetário do autor é mais importante que o beneficio da sociedade e nos leva a questões mais filosóficas. Onde paramos para nos perguntar se o estimulo financeiro é realmente o melhor e se as definições da sociedade atual estão corretas. Não seria melhor conviver em uma sociedade onde todos produzissem conteúdo interessante e relevante por desejar o bem de toda a sociedade ao invés do enriquecimento próprio? Como nos exemplos citados, a restrição e a venda não é o único meio de se arrecadar dinheiro para necessidades básicas e provavelmente não é o melhor mas é o que traz mais arrecadação, o que na sociedade atual, parece que é o que realmente importa. Estão esses valores corretos?

 

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2002/06/29908.shtml