Notícia - Governo Eletrônico facilita acesso para portadores de deficiência


Porrayanesantos- Postado em 19 setembro 2011

As pessoas que têm algum tipo de deficiência terão facilidade na hora de buscar acesso às páginas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento informa que irá lançar, no próximo 21 de setembro, o Portal da Pessoa com Deficiência e um novo modelo de acesso ao Programa Governo Eletrônico. A medida visa melhorar a vida das pessoas que têm algum tipo de deficiência e facilitar o acesso.

Por meio do recurso leitor de tela, um programa que sintetiza a voz humana e "lê" para o usuário o conteúdo da página eletrônica, o portal é totalmente acessível às pessoas cegas ou com visão limitada. Pela página será possível oferecer, por exemplo, serviços como a compra de automóvel adaptado a quem não tem os membros inferiores.

A página eletrônica será uma referência para os órgãos governamentais sobre como devem ser usadas as normas do novo modelo de acesso ao Programa Governo Eletrônico, o e-MAG 3.0, que será lançado junto com o portal.

Entre os destaques da nova versão está a padronização dos atalhos do teclado do computador. Não importa em que página o internauta navegue, os atalhos de teclado que ele costuma usar vão servir para todas as outras páginas eletrônicas de órgãos públicos. Serão padronizados atalhos de busca, navegação e conteúdo, entre outros, para atender às necessidades dos deficientes visuais, auditivos e motores.

Disponível em: http://www.cearaagora.com.br/noticias/dia-dia/governo-eletronico-facilita-acesso-para-portadores-de-deficiencia Data: 12/09/2011

 

Análise:

Com a implantação completa do governo eletrônico é clara as vantagens que este instrumento poderá beneficiar: acesso mais rápido e fácil aos cidadãos as decisões do governo, diminuição da burocracia e conseqüentemente aceleração de processos, aumento da flexibilidade, entre outros.

Porém é de competência do Estado fiscalizar tal instrumento além de proporcionar os meios para o acesso a tal. Como medidas podem ser citadas: aumento da segurança eletrônica, aumento do acesso a todos os cidadãos, capacitação básica de informática a toda população desde a pré-escola, os trabalhadores para o governo eletrônico devem ser eficazes, barateamento de computadores e operadoras de internet.

Mas o que é importante ressaltar é que com esse advento, os deficientes visuais, auditivos e motores, poderão entrar e participar em maior número no mercado o que é um enorme avanço social no país, visto que esses são constantemente marginalizados na sociedade. E a partir com a disponibilização do acesso à esta parcela da sociedade, os deficientes poderão se tornar mais participativos e exercerem sua cidadania, aumentando sua qualidade de vida. Mas nesse sentido o Brasil tem muito a avançar, porém tudo se inicia através de um passo no sentido correto, e o país está disposto a progredir socialmente, então esperaremos ansiosos para tal integração entre marginalizados, cidadãos e governo.