Notícia - Empresas gastarão US$ 17 bilhões com segurança da informação em 2017


Porisrael.pereira....- Postado em 17 dezembro 2012

 

Fonte:  http://cio.uol.com.br/noticias/2012/11/30/empresas-gastarao-us-17-bilhoes-com-seguranca-da-informacao-em-2017/  - acessado em 17/12/2012.

O investimento global em infraestrutura de segurança financeira terá um total de 17,14 bilhões de dólares até o final de 2017, de acordo com a ABI Research. Isso inclui gastos com medidas de retaliação, de transações e segurança de dados, bem como políticas e procedimentos - como equipes de segurança treinadas para combater malwares sofisticados, desenvolvidos por ciber criminosos altamente organizados.

Segundo os analistas da ABI Research, os cibercriminosos se utilizam de kits de exploração, Cavalos de Troia e botnets aliados a táticas de engenharia social em ataques persistentes e altamente esquematizados.

A empresa de pesquisas também prevê que, com a crescente digitalização de infraestrutura crítica, setores como os de energia e saúde, inevitavelmente, se tornam vulneráveis ​​às mesmas ameaças.

Segundo a ciberanalista sênior de segurança da ABI Research, Michela Menting, "A falta de cooperação e compartilhamento de inteligência em larga escala no setor financeiro é uma grande desvantagem no combate às ciberameaças. Enquanto cibercriminosos estão ativamente compartilhando ferramentas e informações sobre vulnerabilidades, os bancos estão dando o seu melhor para encobrir as falhas e salvar suas reputações", disse Meting.

======================================= Comentário =============================================

            O rápido avanço tecnológico da internet, visando primordialmente aumentar a praticidade, comodidade e rapidez nas transações pessoais e jurídicas, também traz possibilidades maiores e mais concretas de invasão e utilização de informações sigilosas para fins pessoais por parte de cibercriminosos. Para tanto, o aumento do investimento na área de segurança da informação é algo intuitivo de se prever.  Conforme a notícia informa, até o fim de 2017 17,14 bilhões de dólares serão investidos na área.

            Esse valor é justificado pela estrutura organizacional e tecnológica que os cibercriminosos dispõem. No entanto, em minha opinião, esse valor é pequeno se comparado ao volume de transações comerciais que ocorrem na internet a nível mundial.  Para se ter uma idéia, no Brasil, em 2007, segundo o índice business-to-business on-line (B2BOL), da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e da E-Consulting¹, o volume de transações comercias brasileiras na internet foi de 492,4 bilhões de reais. Se em 2007, no Brasil, o volume de transações na internet alcançou essa magnitude, hoje, em 2012, o volume de transações comerciais na internet a nível mundial deve estar perto da cifra de dezenas de trilhões. Logo, vemos que o valor investido em segurança de informação chega a ser “insignificante”. Penso eu que os investimentos deveriam ser maiores (na casa dos 100 bilhões) e que também devem abordar a segurança da informação de áreas como a energia e saúde, sabendo que as mesmas futuramente poderão ser alvos mais comuns dos cibercriminosos.

¹ - fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/transacoes-on-l...