Notícia: Empresa portuguesa instala software de reconhecimento de voz em tribunais brasileiros


Porbarbara_montibeller- Postado em 23 novembro 2011

Empresa portuguesa instala software de reconhecimento de voz

A empresa portuguesa VoiceInteraction vai equipar tribunais do Brasil com um software que permite transcrever de forma automática a gravação áudio das sessões, subindo assim a facturação em 125 mil euros ainda este ano, revelou à Lusa um dos accionistas.

Renato Cassaca explicou que o software permite "o processamento automático de dados multimédia, quer áudios quer sejam vídeo, tudo de forma automática", de forma a transformá-los em texto.

A grande aposta da VoiceInteraction está virada para o Brasil, pois é um mercado onde não têm concorrência.

"Temos já contratos com o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná e com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso" representando 300 salas de audiências o que "trará à empresa um valor de 125 mil euros de facturação já em 2011", disse.

Até 2013, o que a empresa pretende é alargar a cobertura para os 27 estados do Brasil, o que significa que a "tecnologia estará presente em mais de 4000 salas de audiência", ressalvando contudo que as estimativas contabilizam apenas o Tribunal Regional do Trabalho, não considerando outras áreas da justiça, como sejam o Tribunal Constitucional e o Tribunal de Contas brasileiros.

"Não há nenhuma empresa que consiga dar resposta às necessidades que o mercado neste momento está a pedir, que é o processamento automático de dados multimédia, quer áudios como vídeo, tudo de forma automática o que implica ter uma tecnologia robusta, madura, capaz de processar grandes quantidades de áudio, em tempo útil, usando grandes dicionários", afirmou.

Notícia completa disponível em : http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1979933  Acesso em 23 de novembro de 2011.

 

Análise:

A Inteligência Artificial não possui uma única definição, mas várias. Dentre ela a que diz que é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Entender a linguagem também é um dos intuitos da Inteligência artificial, e tomar decisões em condições de incertezas. A diferença entre outros tipos de sistemas na área da computação, é que os sistemas convencionais o foco é apenas dados e informações, e para a inteligência artificial o foco é o conhecimento.

E esta área tem mostrado grande avanço, na robótica que é o que mais se vê, na área médica, na área da lingüística e até está sendo utilizada nas plantações, para evitar a perda de safras;

Enfim, a inteligência artificial está voltada hoje para diversas áreas. Algumas pesquisas se voltam para a parte motora, outras para a fala, outras para o raciocínio;

E por mais ridículo que possa parecer, acessei o site da Petrobrás, na parte daquele robozinho Ed; E tentando testá-lo para ver em quais pegadinhas ele caía, ele até que se saiu bem. E me ensinou mais do que eu esperava! Ele repassou uma informação, dizendo que ainda há muitos limites para a IA, e alguns deles derivam do fato de a inteligência humana ser complexa, e seus mecanismos ainda não serem identificados pelos estudos. A medida que os mecanismos de nossa inteligência vão sendo descobertos, a inteligência artificial também se aprimora.

No Brasil e no ramo do Direito, campos que no momento têm meu foco, a questão é ainda um pouco delicada. Aires Rover, diz que “construir sistemas inteligentes na área do direito envolve a interpretação de textos legais, que, dependendo de uma série de questões, pode ser uma tarefa difícil.”   E de fato é, nós estudantes já passamos um certo trabalho!

De qualquer forma, pode-se ajudar o Direito agora, com formas menos complexas de inteligência artificial. Como visto na notícia, o Brasil passará a utilizar um software de reconhecimento de voz que transcreve automaticamente o áudio, o que feito por um humano requer mais tempo e treinamento muito eficaz. Ainda é um sistema novo, então estará em “teste”, mas imagino que seja de grande utilidade. Pouco a pouco, essas novas ideias tomarão espaço e auxiliarão os processos simples, até que cheguem aos mais complexos.

É difícil prever onde a Inteligência Artificial vai parar. Mas de uma coisa não se têm dúvidas: futuro ela tem sim!

Muitas novidades já foram atingidas com ela, e uma característica o ser humano não perderá nunca: a curiosidade. Nós temos limites aparentemente inquebráveis. Mas não sabemos os limites das coisas materiais, se programadas por nós.

Há anos atrás, a grande aposta era se a Inteligência Artificial conseguiria ganhar uma partida de Xadrez de um mestre. Já faz 14 anos que isso ocorreu.

Então prefiro não arriscar até onde ela pode ir, e quando ela conseguirá isso. E também prefiro olhar pelo viés positivo, e não que a robótica ou os avançados sistemas venham para tirar empregos humanos. Creio que eles venham para aperfeiçoar, e para que possamos voltar nossas atenções para lados cada vez mais importantes.

Assim todos saem ganhando. Hoje conversei com um robozinho pela internet, mas que por mais mecânico que pudesse parecer, foi uma conversa mais inteligente do que eu teria tido com muitos humanos por aí, que têm “Inteligência Original”. Sinceramente, estou bem curiosa para que chegue o dia em que eu esteja rodeada dessas novas invenções. Vou me sentir orgulhosa da nossa inteligência, quando ela transformar toda aquela ficção de meus livros e filmes, em minha realidade.

Estarei aguardando.

 

Fontes:  Ciriaco, Douglas O que é Inteligência Artificial?. Acessado em 20 de novembro de 2011. Disponível em Tecmundo: http://www.tecmundo.com.br/1039-o-que-e-inteligencia-artificial-.htm

Robozinho Ed, Disponível em :  http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php Acesso em 23 de novembro de 2011

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processamento_de_linguagem_natural   Acesso em 23 de novembro de 2011

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=inteligencia-artificial-detecta-falta-mineral-plantas Acesso em 23 de novembro de 2011