Notícia - Em 5 horas, Receita recebeu 1 milhão de declarações do IR


PorEduardo Rauber W- Postado em 02 maio 2013

 

 

A Secretaria da Receita Federal informou que recebeu, até as 15 desta terça-feira (30),  24.293.275 milhões de declarações do Imposto de Renda 2013. O número corresponde a cerca de 93,4% do total de declarações esperadas este ano pelo Fisco.

No balanço anterior da Receita, divulgado às 10h, 23.294.178 milhões de declarações haviam sido recebidas – ou seja, foram cerca de 1 milhão de documentos recebidos em apenas cinco horas.

A expectativa da Receita Federal é que as Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física este ano superem 26 milhões, um recorde em relação aos anos anteriores.

Ou seja, ainda faltam cerca de 1,7 milhão de declarações para serem recebidas.

 Especialistas em Imposto de Renda recomendam que os contribuintes separem os documentos necessário para fazer a declaração deste ano, não deixem para entregar o documento na última hora e prestem atenção redobrada na hora do preenchimento – como forma de evitar a chamada malha fina.

Quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do imposto devido.

Além da internet (www.receita.fazenda.gov.br), a declaração pode ser entregue em disquete no Banco do Brasil e Caixa Econômica.

http://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2013/noticia/2013/04/em-5-horas-receita-recebeu-1-milhao-de-declaracoes-do-ir.html

 

Comentário:

  A declaração de Imposto de Renda pela Internet não é nova, mas é um dos maiores exemplos de G2C no Brasil. Poupando tempo de milhões de pessoas, permitindo que façam sua declaração em casa, a qualquer hora, e significando uma economia ao governo sua aceitação é amplae seus resultados incontestáveis.

  No entanto, apesar dos investimentos, pessoais e financeiros, ainda encontra alguns problemas. Um dele é social, pois muitas pessoas deixam para fazer a declaração de IR "na última hora"(vide notícia acima), normalmente sobrecarregando os servidores governamentais. Outro problema vem por parte do próprio governo, que poderia indicar informações mais precisas, visto que muitos contribuintes ainda têm diversas dúvidas em sua declaração. Felizmente esse problema já foi, em muito, solucionado, pois o site da Receita Federal apresenta "tutoriais" e F.A.Q.

  Com o advento das notas fiscais eletrônicas é possível que a declaração de imposto de renda também seja beneficiada. Uma pessoa entraria no sistema da Receita e já teria muitas de suas despesas, desde que corretamente emitida as notas fiscais, já ali presentes fazendo quase como uma "declaração automática", pois muitos rendimentos também podem ir para esse rumo. No entando, isso suscinta a discussão sobre a privacidade co contribuinte e os "superpoderes" que o fisco vem adquirindo.