Notícia - Cacoal: Delegada Regional de Cacoal participa da entrega de certificado digital a indígenas fornecido pelo Google


Porbrunafinger- Postado em 16 maio 2012

Cacoal: Delegada Regional de Cacoal participa da entrega de Certificado Digital a indígenas fornecido pelo Google

Noticias - 10/05/12 - 09h15

Na terça-feira (08.05) a Delegada Regional de Polícia Civil de Cacoal, Dra. Anita Érica Wessel Xander, a convite do líder indígena Almir Suruí, participou de um evento realizado na Reserva Indígena Suruí, que fica no final da Linha 11, no qual foram entregues certificados digitais para um grupo de índios daquela comunidade.

A certificação é parte de um projeto realizado pelo Google no qual os índios recebem treinamento para uso de novas tecnologias (computadores, ipads, câmeras digitais) objetivando fomentar a inclusão digital dos povos indígenas da região tornando-os aptos a utilização destas ferramentas para divulgação e proteção de suas terras. O evento contou com a participação da diretora financeira do Google, Rebeca, que veio a Rondônia exclusivamente para a entrega dos certificados.

A Dra. Anita destacou a importância desta certificação uma vez que fornece meios mais eficientes para que os indígenas denunciem os crimes ambientais ocorridos em suas terras e produzam provas que permitam uma melhor apuração dos fatos. Ela reiterou sua disponibilidade em receber e investigar as denúncias que venham a ser apresentadas pelos indígenas à Polícia Civil em Cacoal. A presença da delegada propiciou, sobre tudo, uma maior aproximação entre a polícia e a comunidade indígena local.

Fonte: ASCOM/PC/RO – retirada do site: http://newsrondonia.com.br/lerNoticias.php?news=17434

Reflexão:

         Tendo em vista o fato de que os índios tem sido, cada vez mais, inseridos nas sociedades complexas,  podemos analisar o fato de que a tecnologia tem ultrapassado limites antes inimagináveis, tanto no aspecto positivo, quanto no negativo. Pois, a mesma tecnologia que passará a ajudá-los na sua proteção e segurança, avança sobre suas terras para explorá-las.

          Vejo de duas maneiras a concretização deste projeto. De um lado, é importante que índios tenham e saibam como manifestar qualquer tipo de violação aos seus direitos à terra, tanto como a segurança de sua tribo através da inclusão digital, principalmente da certificação digital que ajudará na produção de provas, e viabilizará melhores desfechos nas denúncias à crimes cometidos contra as comunidades. Em contrapartida, a grande influência da cultura das sociedades complexas, introduzindo tais tecnologias nas suas comunidades, decorre numa  perda de identidade cultural indígena, que cada vez mais se dissipa com tais domínios da cultura ocidental.

          Apesar disso, acredito que se não for adotado meios ágeis e concretos para ajudar os índios, como os deste projeto do Google, eles continuarão a sofrer com a violação das suas terras, e com a insegurança nas suas comunidades.