Notícia – Crimes de Informática


PorMarcielJunckes- Postado em 30 maio 2012

 

Notícia – Crimes de Informática 

Hackers postam fotos de Carolina Dieckmann nua no site da Cetesb

Redação Época - 15/05/2012

O site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cesteb) sofreu um ataque de hackers que postaram cinco fotos da atriz Carolina Dieckmann nua e em poses sensuais. As fotos fazem parte do lote que foi publicado na internet na semana passada.

Às 20h30, a assessoria de imprensa da Cetesb se manifestou por meio de uma nota: "Às 17h50 de hoje, dia 15, o Departamento de Informática da Cetesb detectou a invasão em seu site. Imediatamente a página foi retirada do ar. O problema durou cerca de 10 minutos e, de acordo com a área responsável, não há indícios de prejuízos aos bancos de dados. Os técnicos estão averiguando como ocorreu a invasão e a direção da Companhia tomará as devidas providências junto às autoridades policiais. O site da Cetesb estará no ar o mais breve possível, tão logo seja restabelecida sua segurança".  

A publicação das fotos da atriz na semana passada causou grande repercussão. Logo que as fotos foram colocadas em um site pornográfico no exterior, o advogado de Carolina, Antonio Carlos de Almeida Castro, afirmou que vinha sendo chantageada para que as imagens não fossem divulgadas. Segundo Castro, um homem teria pedido R$ 10 mil para a atriz.

No domingo (13), uma reportagem no Fantástico mostrou que quatros envolvidos no caso, entre eles um menor de idade, haviam sido identificados. O principal suspeito de ter roubado as fotos do computador da atriz é de Minas Gerais. Segundo a polícia, o hacker usou um dos golpes mais simples contra usuários de internet. Ele mandou um e-mail se passando pelo provedor de internet usado pela atriz, com a promessa de oferecer mais segurança nos acessos às mensagens eletrônicas. Quando Carolina clicou em “ok”, estava na verdade enviando tudo, inclusive a senha do e-mail, para o hacker. Com isso, o hacker furtou 60 arquivos do computador da atriz. (....)

 

Reflexão sobre a notícia pesquisada

No caso das fotos da atriz Carolina Dieckmann, amplamente divulgado pela mídia nacional, o crime cometido pelos hackers, de acordo com a classificação de crimes de informática dada por Marcos Aurélio Rodrigues da Costa, trata-se de um crime de informática misto, no qual “o agente visa a um bem juridicamente protegido diverso da informática, porém, o sistema de informática é ferramenta imprescindível a sua consumação. É o caso em que o agente objetiva realizar operações de transferência ilícita de valores de outrem, utilizando-se do computador para alcançar o resultado da vantagem ilegal, e, o computador é ferramenta essencial.”

Neste caso, o bem jurídico protegido diverso da informática são as fotos e informações pessoais da atriz, que foram furtadas e divulgadas sem o consentimento da vítima, utilizando-se para isso a rede mundial de computadores.

Os envolvidos no vazamento das fotos da atriz poderão ser indiciados por furto, extorsão qualificada e difamação.