Momentaneidade do cérebro


Porgeovana- Postado em 10 maio 2011

 

A momentaneidade e o cérebro

 

Varela, Thompson e Rosch no livro a Mente Corpórea utilizam os agregados (forma, sentimentos, percepções, formações disposicionais, consciência)  da teoria budista para descrever a busca pela caracterização do self. Neste sentido descrevem a experiência da meditação como um método  (atenção/consciencialização) .Leitores que não praticam a meditação, podem se sentir frustrados, comentam os autores. Para investigar o funcionamento do cérebro executam algumas experiências, com o objetivo de esclarecer se é possível referendar a posição da ciência tradicional que concebe o cérebro como contínuo e unificado, e remeter as questões da mente e consciência como um self.

Existirá prova de momentaneidade no funcionamento do cérebro?

Investigar se a consciência é momentânea e descontínia é o principal objetivo dos autores, que descrevem o funcionamento do cérebro como "momentos de consciência" , ou seja , surge um momento de consciência, parece demorar-se por um instante, para logo em seguida desvanecer e ser substituído pelo momento seguinte.

Descrevem diversos estudos em neurociência sobre a simultaneidade perceptual, como a experiência das luzes mostradas sucessivamente com intervalos de frações de segundos, mas são percbidas como simultâneas. O cérebro possui um ritmo de atividade. (córtex visual 'de 0,15 s), a exposição das luzes em ritmos similares ao cerebral provoca percepções diferentes. Percepções difernciadas de simultaneidade e movimento de acordo com o ritmo e sintonia com  cérebro.

Experiências como esta sugerem que há uma análise de componentes natural no enquadramento visual e que tal enquadramento é pelo menos parcial e localmente relacionado como ritmo do cérebro.

Uma série de experiências com eletrodos e "potenciais relacionados com acontecimentos" indicam que as regiões de atividade global do cérebro, em diferentes momentos e diferentes tarefas podem comparar-se a uma movimentação de nuvem de atividade elétrica que parecem deslocar-se e desvanecer - uma sombra elétrica da momentaneidade da experiência.

As descrições da observação dos agregados (forma, sentimentos, percepções, formações disposicionais, consciencia) podem variar de acordo com os hábitos de atenção e observação de cada um. O que se encontra a disposição de um meditador não se encontra a disposição de um principiante. Na análise dos agregados destaca o processo de atenção/ consciencialização. O fundamento da prática é o cultivo da atenção através de uma focagem descontraída no surgimento de cada momento de experiência.

Aquilo que se resume a meros vestígios de um pensamento ou emoção torna-se cada vez mais nítido e mais evidente nos detalhes de seu surgimento. Essa progressão de atencão recebeu consideração no ambito da tradição budista. Diante da análise do último agregado (consciência) ou funcionamento do cérebro, os autores passam a examinar a natureza do ego-self.

Natureza do ego-self

 

Agregados sem um SELF

 

Tudo que procuramos agarrar mostrou-se vazio. Encontramos a experiênica. Não um self ou ego verdadeiramente existentes. Agregados de apreensão - busca de identificar nos agregados nosso próprio self, apego, fonte de todo o sofrimento. Apesar de vazios de self estão cheios de experiência. A experiencia da atenção calma faz dilatar o espaço no qual todos as experiências ocorrem.

Cheios de experiência e vazios de self - impermanência

Cognição e experiência sao vazios de self e o continuo apego a um self é e origem de todo o sofrimento humano e continuidade dos padrões habituais.