PorAnônimo- Postado em 25 março 2010

Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
Nível: Doutorado
Orientador: Prof. Denilson Sell, Dr

Título: Modalidade e-gov rural aplicada ao compartilhamento do conhecimento em Ciências Agrárias

Resumo

A proposta investiga o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em Governo-Eletrônico na contribuição à elaboração de um modelo de compartilhamento do conhecimento no âmbito da agricultura. Pesquisas denotam motivações governamentais na promoção de maior aproximação do cidadão rural com as TICs, a exemplo, utilizando a modalidade e-gov rural. Entidades governamentais de pesquisa em agricultura desenvolvem interações com o meio rural, como aquelas praticadas por extensionistas, que estabelecem estreito canal de relacionamento com o produtor rural pelo intermédio de cooperativas ou comunidades organizadas pelas necessidades de arranjos locais. Promove-se troca de experiências, por um lado, a disseminação do conhecimento científico, aperfeiçoado por pesquisas e experimentações laboratoriais e, por outro, o conhecimento empírico do agricultor, validado pelo tempo, experiência e sensibilidade adquirida no manejo de culturas. As TICs, estrategicamente combinadas com e-gov rural, podem contribuir com a formação de uma base de conhecimento compartilhável, alimentada pelas interações decorrentes entre detentores dos conhecimentos, formal e informal. Far-se-á, identificação dos recursos humanos, análise da operacionalização das interações, dos aspectos de disponibilização da acessibilidade dos serviços de e-gov rural e, em etapa de projeção, a identificação de TICs e construção de modelo conceitual de especificação estruturada do conhecimento a ser compartilhado e sua distribuição.

Problema de Pesquisa

“Como as estratégias da engenharia do conhecimento podem utilizar a infra-estrutura de informação e comunicação do e-gov rural na organização e compartilhamento de conhecimentos gerados no âmbito das práticas desenvolvidas no setor agrícola?”

Objetivo Geral

Desenvolver um modelo conceitual baseado em Tecnologias de Informação e Comunicação que possibilite a utilização dos serviços da modalidade e-gov rural no compartilhamento do conhecimento gerado pelas práticas desenvolvidas nas atividades do setor agrícola.

Objetivos Específicos

· Identificar infra-estruturas de informação e comunicação convenientes ao suporte para a elaboração de modelos voltados a projetos de Sistemas de Conhecimento;

· Analisar os aspectos de operacionalização da modalidade e-gov rural no que tange às interações de governo e cidadão;

· Construir um modelo conceitual que agregue às funcionalidades do e-gov rural, capacidade de organização e compartilhamento de conhecimentos informais e formais no âmbito das atividades do setor agrícola.

Metodologia

O projeto será desenvolvido envolvendo entidades e agentes ligados ao desenvolvimento do setor agrícola, tais como, Escolas Agrotécnicas, Institutos de Pesquisa Agropecuária, neste caso, especificamente, convidados pesquisadores e extensionistas da Epagri, Embrapa e outros possíveis de se identificar, além da possibilidade da participação de lideranças de Sindicatos de Produtores Rurais. Os procedimentos assim serão realizados:

1ª. Etapa – Identificação dos recursos humanos e das características de interação:

- Catalogar os agentes detentores de conhecimento formal que atuam com desenvolvimento de pesquisa e extensão na área das Ciências Agrárias;
- Identificar formas de interação entre pesquisadores e extensionistas e detentores de saberes informais que propiciam a geração de conhecimento sobre as práticas agrícolas;
- Analisar as formas de operacionalização e aspectos de disponibilização da acessibilidade dos serviços de governo-eletrônico ao meio rural.

2ª. Etapa – Revisão Bibliográfica e Identificação de Ferramentas:

- Analisar ferramentas de descrição formal para a representação estruturada de conhecimento;
- Identificar infra-estruturas de informação e comunicação para promover o compartilhamento do conhecimento no âmbito da proposta.

3ª. Etapa – Elaboração do Modelo Conceitual:

- Especificar a estrutura de armazenamento e operacionalização do compartilhamento do conhecimento;
- Descrever os componentes de infra-estruturas de informação e comunicação para promover o compartilhamento;
-Especificar o modelo de utilização da modalidade e-gov rural observando os critérios de acessibilidade às TICs no meio rural;
- Validar o modelo conceitual.

CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2004. 280p.

EPAGRI. Micro Bacias 2. Kit diversidade: a experiência de Guaraciaba na produção de alimentos para o autoconsumo. 2005.

MORGAN, Gareth. Paradigms, metaphors, and puzzle solving in organization theory. Administrative Science Quarterly, v. 25, n. 4, p. 605-622, 1980.

RAO, Rama. ICT and e-Governance for Rural Development. Prepared for Symposium on “Governance in Development: Issues, Challenges and Strategies” organized by Institute of Rural Management, Anand, Gujarat, December, 2004.

SCHREIBER, G. et al. Knowledge engineering and management: the CommonKADS methodology. Massachusetts: MIT Press, 2000. 471 p.

SILVA JUNIOR, Ovídio Felippe Pereira da. Modelo de informações estratégicas aplicadas a sistemas de Inteligência Organizacional na gestão pública de pesquisa agropecuária: o caso da EPAGRI. Tese. Engenharia de Produção. UFSC, Florianópolis, 2006.

STABLUM, Adriana et. al. FruTIC: Sistema interactivo que permite un manejo integrado del cultivo cítrico. Anais do Congreso de AgroInformática, 39º. Jornadas Argentinas de Informática. Buenos Aires, Argentina, 2010. ISSN: 1852-4850.