Microsoft alerta para ataques ao Java na web


PorAnônimo- Postado em 20 outubro 2010

Síntese da notícia:

A Microsoft alertou recentemente sobre os riscos que podem envolver a utilização do programa Java, sendo este a tecnologia mais atacada por sites maliciosos na internet atualmente, ultrapassando os números de ataques ao PDF e ao plugin do Adobe Reader. Os alvos dos hackers eram três falhas existentes no programa, que já foram corrigidas, de acordo com a especialista de segurança da Microsoft, Holly Stewart. Afirma que o Java fica “invisível”, porque a única indicação dele é um ícone que aparece próximo ao relógio do computador apenas quando um recurso do programa na web está sendo executado. No caso da visita a um site malicioso, a visualização do ícone indica que o malware já está em seu computador, portanto, já é tarde demais. A especialista diz ser difícil detectar esse tipo de ataque, pois a maioria dos programas de antivírus preocupam-se mais com as ameaças armazenadas no sistema do que com códigos maliciosos que somem após instalar o vírus. A solução é atualizar o programa, porque a nova versão não conta mais com as antigas vulnerabilidades.

FONTE: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/10/microsoft-alerta-para-ataques-ao-java-na-web.html

Comentário:

A falta de segurança nos sistemas de informação tem sido uma das maiores, senão a maior preocupação entre os seus usuários. Esta insegurança reflete-se em crimes que ocorrem no ambiente da internet, no vazamento de informações confidenciais de empresas, em falta de privacidade no que diz respeito a informações pessoais, que vão desde fotos e conversas íntimas até senhas de bancos e dados de cartões de crédito.

O Java, assim como tantos outros programas, é apenas mais um alvo dos crimes virtuais, tornando-se ainda mais perigoso por sua alta popularidade. A conscientização das pessoas que fazem uso da web é o principal método de defesa às suas informações e proteção de seu computador. No caso em questão, o maior problema encontra-se no fato de serem muito poucos os que atualizam constantemente a versão do programa, ação que já seria suficiente para evitar muitos danos.

A segurança da informação é fator primordial em todos os níveis de relação entre pessoas, tanto naturais como jurídicas e entre essas e os computadores. Os riscos que a internet trouxe refletem-se, sobretudo, nos riscos à credibilidade das instituições. Entretanto, este quadro pode reverter-se aos poucos com a adoção de certas medidas que devem ser levadas em conta pelas políticas de segurança, como o uso de firewalls, antivírus, uso da criptografia e, principalmente, conscientização dos usuários.