ITIL e o Egov


PorAnônimo- Postado em 11 fevereiro 2009

Aírton José Ruschel
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O desenvolvimento das novas tecnologias, sejam elas TICs ou de gestão, envolve a sedimentação destas culturas nas organizações privadas ou governamentais. O governo, para dar perenidade ao processo do egov pode se usar da ITIL (Infrastructure Technology Information Library), através de certificação de pessoas e ambientes.
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A ITIL é uma biblioteca de boas práticas nos serviços de tecnologia da informação, desenvolvida no final dos anos 80 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e atualmente sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra. A ITIL endereça estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.
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A ITIL traz mudanças de paradigma, tais como: faz com que o negócio foque nos valores e não nos custos; nos faz pensar em toda o processo que envolve a prestação de serviços (end-to-end service) e internamente transfere o olhar para processos e pessoas e não apenas na tecnologia. (ITIL Foundation, 2009)